Publicado em: 20/08/2015 às 09:15hs
Em evento realizado em Salvador, com as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff e do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), João Martins, a ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, confirmaram que o drawback do cacau vai ser revisto pelo governo federal. Essa revisão foi um pedido, articulado entre a CNA e a FAEB, no Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) em Brasília, no mês passado. Esse conselho tem como função assessorar a Câmara de Comércio Exterior (Camex), nas estratégias e ações voltadas à política de comércio exterior adotadas pelo Brasil.
O presidente da CNA e FAEB, João Martins, ressaltou que o anúncio “é extremamente importante para os produtores de cacau da Bahia e do Brasil, pois é uma decisão que pode fortalecer ainda mais a cacauicultura, que vive uma franca retomada de produção. Essa rápida resposta dada à nossa solicitação, prova que a revisão do drawback do cacau é algo fundamental e que deve acontecer o quanto antes”, explicou Martins.
Ao saber do anúncio, o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB, Guilherme Moura, que preside a Câmara Nacional Setorial do Cacau, comemorou: “Uma grande notícia que traz, com certeza, perspectiva de um futuro ainda melhor para o cacau. Vamos, a partir de agora, acompanhar todo esse processo junto ao Ministério da Agricultura”, finalizou, Moura.
Reunião com Empresários do Estado da Bahia – O evento aconteceu no último dia 14, em Salvador. Participaram do encontro: o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa; o governador da Bahia, Rui Costa, além de líderes empresarias do estado. Na ocasião, três líderes foram convidados, pela presidente Dilma, a discursar. Um deles foi João Martins, que cobrou ações e políticas públicas diferenciadas para o Nordeste do Brasil, para diminuir as desigualdades existentes no país. “Foi um encontro bastante proveitoso, em que pudemos discutir também esse momento difícil que vive o Brasil”, pontuou Martins.
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia - FAEB
◄ Leia outras notícias