Fruticultura e Horticultura

Dia de Campo durante Simpósio apresenta casos de sucesso no cultivo do cacau

Produtores e técnicos poderão conhecer cultivos da fruta nos sistemas ‘Cabruca’ e ‘Pleno sol’ durante I Simpósio da Cacauicultura Capixaba que começa nesta quinta-feira (07)


Publicado em: 06/08/2014 às 15:00hs

Dia de Campo durante Simpósio apresenta casos de sucesso no cultivo do cacau

Produtores de cacau e técnicos do setor rural terão a oportunidade de conhecer duas propriedades no município de Linhares, principal produtor de cacau do Espírito Santo, que apresentam resultados positivos de produção em sistemas diferentes de cultivo da fruta. As visitas técnicas fazem parte da programação do I Simpósio da Cacauicultura Capixaba, que começa nesta quinta-feira (07) e tem inscrição gratuita.

Após a programação técnica no primeiro dia do evento com profissionais de várias partes do Brasil, na sexta-feira (08) os participantes poderão visitar a Fazenda São Luis que realiza o trabalho do cultivo do cacaueiro em sistema tradicional Cabruca, sob a sombra da Mata Atlântica, e em sistemas agroflorestais, consorciando o cacau com outras espécies ambientalmente recomendáveis e economicamente rentáveis, como a seringueira.

Na propriedade, o cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho conseguiu alcançar bons índices de produtividade de cacau após realizar o processo de renovação da lavoura via enxertia com variedades mais tolerantes a vassoura de bruxa, além de conseguir renda em outro produto, no caso a borracha. Os participantes ainda poderão conhecer o sistema de beneficiamento das amêndoas e a produção de mudas em viveiro telado.

Já na Fazenda Três Lagoas, o empresário rural Vanderlei Ceolin investiu no cultivo de cacau a Pleno Sol, em áreas que ainda não se apostava nesta lavoura. Nas estações da visita, haverá abordagem sobre práticas de mecanização do cacau, irrigação/fertirrigação do cacaueiro e as características do cacau no sistema tabuleiro.

As visitas são gratuitas e os participantes terão transporte disponível para as propriedades, desde que faça as inscrições prévias. Durante as visitas haverá acompanhamento de técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A inscrição para o I Simpósio da Cacauicultura Capixaba é gratuita e pode ser realizada no local do evento ou no site www.institutoamplie.com.br . O evento é organizado pela Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Associação de Produtores Rurais de Perobas, Bananal do Sul e adjacências (Apropeba) e Cooperativa dos Cacauicultores do Espírito Santo (Coopercau) tem apoio da Nestlé Cocoa Plan, Fertilizantes Heringer, Prefeitura Municipal de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Ceplac e Incaper.

Fonte: Campo Vivo Comunicações

◄ Leia outras notícias