Publicado em: 12/08/2013 às 13:50hs
Além de visitas de produtores rurais e agentes de assistência técnica aos experimentos de plantio de laranjeiras com aplicação de zinco, manganês, cobre e boro, localizados no Campo Experimental de Umbaúba, no Sul Sergipano, haverá também uma palestra sobre o tema, ministrada pelo pesquisador Lafayette Franco Sobral.
O encontro tem início às 9 horas no galpão do campo da Embrapa em Umbaúba, que fica na Rodovia SE-290, no povoado Barrinhas.
O Brasil é o primeiro produtor e exportador mundial de suco de laranja, e as regiões norte da Bahia e centro-sul de Sergipe têm na citricultura uma importante atividade agrícola, gerando emprego e renda para milhares de agricultores familiares e contribuindo significativamente para a economia da região.
A cultura de citros nessas áreas está instalada em solos da ecorregião dos Tabuleiros Costeiros, que são de baixa fertilidade. Nessas regiões a deficiência de alguns micronutrientes minerais é comum na cultura da laranja. As atuais recomendações são incipientes e os níveis críticos, tanto no solo quanto na folha, precisam ser aprimorados.
Na ausência ou insuficiência de um nutriente, sejam macronutrientes - usados em grandes quantidades, ou micronutrientes – aplicados em pequenas quantidades, os citros apresentam sintomas visuais de deficiência que se refletem, principalmente, nas folhas e, em alguns casos, nas flores e frutos.
Facilitador
Lafayette Franco Sobral é pesquisador da Embrapa tabuleiros Costeiros desde 1974, possui graduação em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e PhD. em Fertilidade do Solo pela North Carolina State University.
É considerado um dos maiores especialistas em fertilidade dos solos nordestinos, atuando principalmente com avaliação da fertilidade, métodos de análise de solo e folhas e nutrição e adubação do coqueiro e da laranjeira.
Sobral também é autor do software FertOnline, sistema informatizado de recomendações de fertilizantes para as culturas do coqueiro, laranja e milho e editor do livro “Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes no Estado de Sergipe”.
Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
◄ Leia outras notícias