Publicado em: 19/02/2024 às 12:20hs
A Cooperativa de Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte) comemora os frutos de um projeto iniciado há pouco mais de um ano, envolvendo 65 de seus 130 cooperados. Com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), esses agricultores investiram na produção de maracujá, e agora celebram a primeira colheita.
Os resultados positivos desse empreendimento se refletem na parceria estabelecida com a renomada empresa paranaense, Polpanorte, sediada em Japurá. Essa parceria, que visa fortalecer a cadeia produtiva, prevê a compra de toda a produção dos agricultores, garantindo um preço mínimo aos produtores. Inicialmente, 850 mil quilos da fruta serão fornecidos, com as primeiras entregas programadas para o final de fevereiro e o pico da safra esperado para março e abril. A Polpanorte estima consumir 5 mil toneladas de maracujá ao longo deste ano, proporcionando uma excelente oportunidade para os produtores do estado.
Além do maracujá, a Cooanorte, seguindo o sucesso alcançado com a acerola e o morango, promove um novo impulso para a cadeia produtiva. A Polpanorte também subsidiará o fornecimento de mudas aos associados da cooperativa, que, após a entrega, serão transformadas em diversos produtos, como polpa de frutas, frutas IQF, blends com açaí, cremes, sorvetes, entre outros, agregando valor à matéria-prima agrícola.
As administrações dos municípios associados à Amenorte, com Cianorte como polo regional, estão contribuindo para o sucesso do projeto ao fornecer infraestrutura, como tela, arame, palanques e adubo, e auxiliando na expansão da logística de transporte com a instalação de entrepostos em diversas cidades.
A Cooanorte compromete-se a fornecer assistência técnica, facilitar as negociações comerciais e a logística, sendo essenciais para atrair os produtores para esse novo empreendimento na cultura do maracujá.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias