Fruticultura e Horticultura

Caxias do Sul é palco da Festa da Uva

Iniciou na última quinta (20/02), em Caxias do Sul, a maior festa comunitária do Sul do país: a 30ª Festa Nacional da Uva e a 24ª Feira Agroindustrial


Publicado em: 24/02/2014 às 13:50hs

Caxias do Sul é palco da Festa da Uva

Com o tema Na Alegria da Diversidade, a Festa da Uva vai homenagear as diversas etnias que através da fé, do trabalho e da superação das diferenças construíram a cidade, e reverenciar os 60 anos da inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante. O evento se estende até o dia a 9 de março, no Parque de Eventos.

Apesar de a protagonista da Festa vir perdendo espaço para outras frutíferas e olerícolas, a viticultura tem um significado histórico importante e ainda é a cultura que mais envolve famílias e mão de obra no município (cerca de 1,8 mil das 3,8 mil propriedades rurais). Atualmente, Caxias do Sul ocupa a 4ª posição na produção de uva no Estado, atrás de Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Farroupilha, sendo responsável por aproximadamente 8% da produção do RS e 5% da produção nacional. A principal variedade cultivada no município é a Bordô, destinada à fabricação de sucos e vinhos.

Na última safra, o município colheu 50,9 mil toneladas de uva, e a previsão para 2014 é de uma colheita de 48 mil toneladas. Conforme a Emater/RS-Ascar, neste ano houve um atraso no ciclo da cultura, devido ao frio prolongado na primavera e à falta de luminosidade, que retardaram o desenvolvimento vegetativo da planta. Até o momento, aproximadamente 60% dos parreirais já foram colhidos, restando as variedades Isabel, viníferas e de mesa, cuja colheita deve se estender até a primeira quinzena de março.

Já a qualidade apresentada pela fruta, de acordo com a Emater/RS-Ascar, é superior à da última safra, estando mais doce, de 1,5 a 2 graus Brix acima do ano passado e, chegando, em média, a 17,5 graus Brix.

Nos 18 dias de Festa, cerca de 250 toneladas de uva serão distribuídas ao público no Parque de Eventos e nos oito Desfiles Cênicos Musicais. O horário de funcionamento da Festa é das 14h às 22h, de segunda à sexta, e das 9h às 22h, aos sábados e domingos. A Emater/RS-Ascar estará presente em um estande institucional, juntamente com outras entidades do setor.

Desfiles

O primeiro Desfile Cênico Musical acontece hoje, às 20 horas, no centro de cidade. Os próximos serão nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro e 2, 7, 8 e 9 de março de 2014. Cerca de 1.500 figurantes ajudarão a tornar real o tema Na Alegria da Diversidade. Dividido em abertura, três blocos temáticos (Pioneiros, Nação de Nações e Porto de Esperanças) e cena final. O espetáculo contará com a participação do Coral Municipal, Orquestra Municipal de Sopros, Cia. Municipal de Dança, além de grupos convidados. As escadarias da Catedral Diocesana, em frente à Praça Dante Alighieri, se tornarão o palco para cerca de 150 vozes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias