Publicado em: 01/07/2014 às 08:30hs
Através do vice-governador, Tom Lyra, o Governo Estadual inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 27, a Casa de classificação e embalagem de abacaxi, também conhecida como packing house, no município de Miracema do Tocantins. O evento teve a participação de cerca de cem produtores, empresários e técnicos do segmento agropecuário. Estiveram presentes ainda o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, a prefeita do município, Magda Borba, o deputado estadual, Stalin Bucar, e demais autoridades.
O espaço tem capacidade para a seleção e classificação de até 1,267 milhão de toneladas de abacaxi por mês, e será utilizada por pequenos e médios produtores da fruta na região central do Tocantins para agregar valor a seus produtos.
O vice-governador, Tom Lyra, frisou a importância da instalação para o desenvolvimento econômico do Tocantins. “A implantação da packing house acontece aqui na região central, que é responsável por 90% da produção de abacaxi no Estado. Sabemos que com isso, estamos fortalecendo a economia tocantinense com a geração de mais empregos e renda”, disse.
Para o proprietário da empresa VitaFruta, Marcelo Galati, através da packing house, o Tocantins passa a ter um potencial maior para a exportação. “Até agora o trabalho de seleção e classificação do abacaxi era manual. Com a automatização, ganhamos velocidade e eficiência neste processo. Isso permite que a gente possa trabalhar com grandes volumes”, afirmou.
O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, destacou que o pequeno produtor da região agregará mais valor ao seu produto e melhorará a renda. “A disponibilização da estrutura da packing house, é uma prova do esforço do governo para melhorar a qualidade de vida do homem do campo”, comentou.
A construção da casa de classificação e embalagem de abacaxi no município de Miracema do Tocantins foi uma parceria do governo tocantinense com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A estruturação da packing house está sendo realizada com recursos dos Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) do MAPA, através do Contrato 0278548-76, de 29/12/2008.
Potencial
O Tocantins é, atualmente, um dos principais polos emergentes da produção de abacaxi no Brasil, devido à parceria entre produtores e governo do Estado. A principal característica da abacaxicultura tocantinense é a produção na entressafra brasileira, o que lhe confere alta rentabilidade.
Segundo dados da Diretoria de Fomento a Agropecuária, em 2013, o Tocantins cultivou 50 milhões de pés de abacaxi em uma área de 2.500 hectares plantados, colhendo mais de 60 mil toneladas do fruto. O número subiu para 75 milhões de pés em três mil hectares em 2014 e 90 mil toneladas de frutos.
Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO
◄ Leia outras notícias