Fruticultura e Horticultura

Cacau sobe na Bolsa de NY com clima seco na África Ocidental

Preocupações com a falta de chuvas na África Ocidental levaram os preços futuros do cacau ao maior patamar em mais de 29 meses na Bolsa de Nova York


Publicado em: 13/02/2014 às 16:10hs

Cacau sobe na Bolsa de NY com clima seco na África Ocidental

A região, de onde saem mais de dois terços do cacau consumido no mundo, deve continuar com clima seco nos próximos dias, e isso pode comprometer a safra intermediária, que começa em abril. Segundo uma empresa de comercialização de cacau sediada em Cingapura, a demanda ae-ve superar a oferta em 185 mil toneladas na atual temporada, que termina em 30 de setembro. O contrato com vencimento em março subiu 0,9%, a US$ 2.941 por tonelada. Segundo alguns analistas, os preços podem alcançar os US$ 3.000 até o final desta semana.

O café arábica avançou 2,8%, também influenciado por preocupações climáticas. O mercado teme que a falta de umidade em áreas de cultivo do Brasil afete a próxima safra do País. A previsão é de chuvas neste fim de semana nas áreas produtoras, mas ainda não se sabe ao certo qual será o impacto da Estiagem recente sobre os cafezais. Uma grande cooperativa brasileira disse que a colheita neste ano ficará 13% abaixo da estimativa anterior.

Na Bolsa de Chicago, a Soja teve perda de 0,9%, após a notícia de que a China cancelou compras de 272 mil toneladas do grão norte-americano. Participantes acreditam que haverá mais cancelamentos, uma vez que a Soja brasileira está começando a chegar ao mercado e deve atrair compradores chineses. O Brasil deve colher 90 milhões de toneladas em 2014.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias