Fruticultura e Horticultura

Cacau atinge máxima de três anos em NY com demanda maior

Os futuros do cacau registraram a quinta alta consecutiva e alcançaram o maior nível em três anos na Bolsa de Nova York, com sinais de aumento da demanda por chocolate


Publicado em: 24/07/2014 às 10:40hs

Cacau atinge máxima de três anos em NY com demanda maior

Dados divulgados na semana passada mostraram um processamento maior da amêndoa na Ásia e na América do Norte no segundo trimestre e superaram as expectativas do mercado. Processadoras de cacau estão se antecipando a datas festivas como o Dia das Bruxas em outubro e o Natal, quando cresce o consumo de chocolate. Segundo analistas consultados pela agência Dow Jones, os preços devem subir ainda mais e podem chegar a US$ 3.300 por tonelada em caso de problemas com a oferta da África Ocidental, principal região produtora. O contrato com vencimento em setembro subiu 1,7% e fechou a US$ 3.185 por tonelada.

O café arábica teve forte alta de 4,9% após queda na véspera, vista pelo mercado como uma correção. A possibilidade de chuvas fora de época em regiões de cultivo no Brasil começou a preocupar o mercado. De acordo com especialistas, elas podem causar florada antecipada. O problema é que, caso o clima volte a ficar seco, as plantas podem abortar essas flores, o que reduziria a produção na próxima safra.

Na Bolsa de Chicago, a soja avançou 1,8%, impulsionada por sinais de interesse pelo produto norte-americano após a queda recente dos preços. Somente em julho, a oleaginosa perdeu quase 7%, e isso deve estimular a demanda externa e levar investidores a desacelerar as vendas de contratos no mercado futuro.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias