Fruticultura e Horticultura

Andef destaca importância do uso correto da tecnologia durante a Frutal 2014

Governo e indústria debaterem soluções para o avanço da produção sustentável de frutas em todo o País


Publicado em: 24/09/2014 às 12:50hs

Andef destaca importância do uso correto da tecnologia durante a Frutal 2014

De 23 a 25 de setembro, Fortaleza é palco para agricultores, governo e indústria debaterem soluções para o avanço da produção sustentável de frutas em todo o País

Entre os dias 23 e 25 de setembro as atenções dos mais diversos setores do agronegócio brasileiro estarão voltadas para a Frutal 2014, a 21ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria, que se realizará no Centro de Eventos do Ceará. Dentre os diversos temas que fazem parte da agenda estão a maior seca que já assolou o Nordeste nas últimas cinco décadas e o uso de tecnologia na produção de frutas.

Para tratar do uso correto de defensivos agrícolas nas lavouras, a segurança desses produtos e apontar alguns dos desafios que a produção agrícola brasileira enfrenta no que diz respeito à defesa fitossanitária, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) participará da programação em diferentes painéis.

No segundo dia de evento, quarta-feira (24), uma mesa redonda debaterá o uso de defensivos na produção agrícola e contará com a presença de Luis Carlos Ribeiro, Gerente de Regulamentação Estadual da Andef. Em sua exposição, o engenheiro agrônomo vai tratar da produção segura de alimentos com o uso de defensivos. “A tecnologia e a ciência estão à disposição do Homem para garantir a sustentabilidade em suas atividades e o constante avanço das mesmas, e com a agricultura não poderia ser diferente. Para isso, é fundamental o uso correto e adequado dessas ferramentas”, enfatiza.

Também no dia 24, outro painel contará com a participação de Guilherme Luiz Guimarães, Gerente de Regulamentação Federal da Andef. A mesa, que tem como tema a avaliação de risco de agrotóxicos em frutas e hortaliças, também contará com um representante da ANVISA, Carlos Alexandre de Oliveira Gomes, do Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), além do Professor Doutor Angelo Zanaga Trapé, médico toxicologista da Unicamp/SP.

No dia seguinte (25), Luis Carlos Ribeiro volta a palestrar, desta vez, sobre o tema ameaças fitossanitárias. “A importância de proteger as fronteiras secas e úmidas do Brasil é um assunto que vem assumindo a posição de destaque que merece”, aponta. Durante sua exposição, Ribeiro vai lançar a terceira edição do QR-Code, livro sobre pragas de diversas culturas. “É uma inovação que busca levar a informação ao homem do campo, fazendo uso das modernas tecnologias que estão á disposição de todos, como tablets e smartphones”, explica. Para acessar o conteúdo das três edições do QR-Code livro, basta acessar defesavegetal.net.

Confira programação completa do Frutal 2014 em www.frutal.org.br