Fruticultura e Horticultura

Abertura da Colheita da Oliva Retorna em 2025 ao Local de Sua Primeira Edição

Evento marca a 13ª edição e reforça a importância da olivicultura para a economia do Rio Grande do Sul


Publicado em: 07/01/2025 às 08:30hs

Abertura da Colheita da Oliva Retorna em 2025 ao Local de Sua Primeira Edição

A 13ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Oliva será realizada no dia 7 de março de 2025, em Cachoeira do Sul (RS), na sede da Azeite Puro, empresa anfitriã do evento. A cerimônia, organizada pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), retorna ao município onde foi realizada sua primeira edição, em 2012.

Renato Fernandes, presidente do Ibraoliva, enfatiza a importância do retorno à cidade que sediou o evento inaugural. "Cachoeira do Sul foi o palco do primeiro evento oficial, e agora, depois de percorrermos diversas regiões do estado, como a Fronteira, o Pampa, a Costa Doce, e a Serra, voltamos para a cidade que deu início a essa trajetória", explica Fernandes.

O evento tem gerado grande expectativa, não só pelos investimentos e pela crescente produtividade da região, mas também por ser em Cachoeira do Sul que nasceu a primeira marca comercial de azeite de oliva do Brasil, a Olivas do Sul. "Estamos animados com o progresso da olivicultura no Rio Grande do Sul e com a perspectiva de que a cultura da oliva possa se tornar um motor econômico significativo para o estado e para o país, assim como ocorre em outros países produtores", comenta Fernandes.

A cerimônia ocorrerá na propriedade da família Farina, proprietária da Azeite Puro, que celebrará a chegada de novos equipamentos provenientes da Itália, marcando uma nova fase para a indústria local. A Azeite Puro tem se destacado como um exemplo de capacidade produtiva e inovação, refletindo o potencial do Rio Grande do Sul na olivicultura. "Será uma grande abertura, com a participação de produtores, autoridades e imprensa, para celebrar a evolução dessa importante atividade econômica", conclui Fernandes.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias