Flores

Girassol tem sido opção ao milho no MT

Última colheita de milho safrinha desanimou produtores em 2014


Publicado em: 12/05/2014 às 15:50hs

Girassol tem sido opção ao milho no MT

Os campos do oeste do Mato Grosso têm sido mais floridos: os girassóis estão por toda parte. O motivo não é estético, mas puramente econômico. Produtores aumentaram a área de produção da segunda safra, competindo com o milho.

Eles alegam que a última safrinha do grão não teve o desempenho esperado e preços abaixo da média. Por isso a produção de girassol avançou bastante, chegando a triplicar em algumas fazendas. Uma delas é a Fazenda Rubi, que aumentou de 500 hectares para 2000 a plantação da flor, contra 1600 hectares de milho. "Tem sido mais vantajoso", afirma Marcos Eduardo, gerente da propriedade.

O mesmo fez Celso João de Londenio, da Fazenda Salete. Resolveu plantar girassol pela primeira vez e já tem 100% da plantação de 500 hectares vendida a uma empresa da região de Campo Novo do Parecis. A tendência é aumentar nos próximos anos.

"Se o milho piorar, vamos aumentar o plantio de girassol e de milho pipoca", conta. Ele explica ainda que nas suas terras o gasto inicial com a nova cultura foi cerca de R$ 100 maior, mas que o girassol gerará a ele em média 10% mais lucro que o milho. Em 2014, ele plantou apenas 200 hectares do grão. "O milho está imprevisível e não quero arriscar", finaliza.

Fonte: Globo rural

◄ Leia outras notícias