Publicado em: 27/02/2014 às 12:20hs
Dentre os 83 empreendimentos que ocupam o espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), quatro trouxeram para o pavilhão dois, plantas ornamentais e até insumos para demonstração e comercialização desses produtos.
Especialista em orquídeas, Cleverton Mugnaga, 42 anos, não poupou espaço para divulgar seus produtos, tanto dentro como fora do estande ele exibe o melhor da sua produção. O agricultor, que também coleciona as flores, tem em torno de 600 espécies em seu orquidário e trouxe para a festa grande diversidade de orquídeas que agradam desde colecionadores a pessoas que querem ornamentar suas casas.
As orquídeas de Cleverton têm preços variados. “Temos flores a partir de dez reais”, diz ele ao ressaltar a importância da Festa da Uva. “Estar aqui é muito bom, não somente pelas vendas, mas como tem um fluxo muito grande de pessoas é possível divulgar o nosso trabalho”, afirma.
Rosa do Deserto
Moisés de Borba Ribeiro é agricultor familiar e trouxe para a Festa da Uva a exótica Rosa do Deserto. Moisés trabalha com os pais na propriedade da família, que fica em Mato Leitão, no Vale do Taquari, a cerca de 150 quilômetros do centro de Caxias. “Nós trouxemos 20 tipos de rosa para expor e vender, os preços variam de cinco a quarenta reais”, adianta.
Moisés se orgulha do trabalho com as flores e do reconhecimento por parte dos compradores. “As pessoas que compram sempre nos procuram para comprar outras de cores diferentes”.
A rosa do deserto chama atenção por seu caule robusto e sua rosa delicada. Ela é um arbusto nativo da África do Sul, resistente e fácil de cultivar. Elas podem ficar até quatro meses sem água. “Cada planta possui um formato único, é uma ótima opção para se cultivar como um bonsai”, observa Moisés.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário flores-RS-MDA-0592
◄ Leia outras notícias