Publicado em: 19/03/2012 às 10:20hs
A unidade, de 484 metros quadrados, está sendo montada no Centro Agrotecnológico de Palmas para a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, que será realizada entre os dias 8 e 12 de maio.
A unidade de pesquisa tem como objetivo testar as cultivares de feijão que são atualmente recomendadas para o cultivo. Os técnicos ainda irão conhecer a opinião do produtor sobre as novas cultivares, principalmente sobre a qualidade de grãos, perspectiva de mercado e valor comercial.
Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, José Waltex Alexandre Aguiar, A Unidade Demonstrativa terá também a finalidade de servir como vitrine na Agrotins 2012 – Feira de Tecnologia Agropecuária. “Durante a Agrotins vamos mostrar aos produtores, as qualidades produtivas de plantio que o feijão possui. A intenção da pesquisa é possibilitar a validação do feijão no Estado”, disse o engenheiro, lembrando que a produção comercial da semente dos matérias genéticos da Unidade só poderá ser feita mediante contrato com a Embrapa Transferência de Tecnologia.
Durante o ciclo de plantio do feijão, que deve durar em torno de 75 dias, os técnicos da Seagro e do Centro de Pesquisa vão realizar todos os manejos adequados para uma boa produção da cultura. Ao todo serão avaliadas oito cultivares de feijão com um intervalo de 12 ensaios.
Dados
Atualmente, o Tocantins possui uma área de plantio de feijão-caupi, na região de várzeas tropicais, em torno de 3,5 mil hectares e uma produção anual de 4,5 mil toneladas (dados Conab).
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro/TO
◄ Leia outras notícias