Feijão e Pulses

Sagrima distribui sementes de feijão para agricultores rurais

As 400 toneladas de sementes selecionadas de feijão disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) já estão nas 19 regiões do Maranhão para serem distribuídas aos agricultores familiares


Publicado em: 04/05/2012 às 09:50hs

Sagrima distribui sementes de feijão para agricultores rurais

A ação do Programa Plantar e Colher no Maranhão, desenvolvida pela Sagrima, tem como finalidade a distribuição de sementes de qualidade aos agricultores que não tem condições de adquirir o insumo básico.

Para a safra agrícola deste ano, a Sagrima quase que triplicou o número de sementes disponibilizadas aos agricultores familiares, já que em 2011, foram distribuídas 145 toneladas. “Por meio do Programa Plantar e Colher no Maranhão, a secretaria também distribuiu para a safra deste ano, 1.000 toneladas de sementes de arroz, 883 toneladas de sementes de milho e 3.250 quilos de sementes de hortaliças e frutas”, informou o secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo.

Para Cláudio Azevedo, as sementes são instrumentos de combate à pobreza extrema que irá possibilitar a melhoria da renda e da qualidade de vida dos produtores, objetivando não somente o aumento da produtividade, mas também desonerar os mesmos, pois é um insumo de boa qualidade que está fora do poder aquisitivo dos agricultores. “A proposta do Governo do Estado é dar condições de trabalho e renda para os agricultores, sem nenhum custo”, destacou Azevedo.

Um dos objetivos do programa é levar uma semente de qualidade a esse público que não têm condições financeiras de adquirir uma semente de qualidade e utilizam grãos de safra passada, sem nenhum tratamento e que tem como conseqüência, a baixa produtividade.

De acordo com o Superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Antonio Jorge Dino, cerca de 40 mil famílias estão sendo beneficiadas com as sementes de feijão caupi. “A produção esperada é de 7.998 toneladas em uma área de 13.330 hectares”, afirmou Dino.

Ele explicou que as sementes estão sendo repassadas aos agricultores, via escritórios da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), das prefeituras, sindicatos, cooperativas e associações.

A distribuição já está acontecendo. Segundo o diretor da Agerp em Santa Inês, José Laércio Oliveira, os 12 municípios da regional estarão com a aquisição de sementes concluídas até a próxima semana. “Já iniciamos esta semana a distribuição aos municípios, em parceria com as secretarias municipais de agricultura, o que agiliza bastante no processo de distribuição”, informou Laércio Oliveira, ao ressaltar que em algumas áreas já está sendo realizado o tratamento do solo, de forma mecanizada, para o recebimento dos grãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias