Publicado em: 18/08/2025 às 11:50hs
A colheita do feijão carioca está em ritmo acelerado nas principais regiões produtoras, trazendo ao mercado grãos de coloração mais clara. Com isso, os preços do produto registram queda na maior parte das praças monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Segundo o Cepea, o armazenamento em câmeras frias permite que os produtores negociem os lotes conforme suas necessidades financeiras. Esses agentes têm se mantido atentos ao equilíbrio entre os custos de produção e os preços praticados no mercado spot nacional.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção da terceira safra 2024/25 de feijão cores — principal destaque da colheita atual — será de 604,2 mil toneladas, representando uma queda de 18,1% em relação ao ciclo anterior (2023/24). A redução é explicada principalmente pelo recuo de 19,2% na área cultivada.
A Conab projeta que a produção total de feijão na temporada 2024/25 alcance 3,09 milhões de toneladas, uma redução de 3,5% em comparação à safra anterior, refletindo o cenário de retração na área plantada e condições climáticas desafiadoras.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias