Publicado em: 25/08/2025 às 10:35hs
O Governo Federal anunciou a liberação de R$ 21,7 milhões em subvenção econômica para a equalização de preços do feijão cores e feijão-preto da safra 2024/2025, voltada exclusivamente para a produção da região Sul destinada ao mercado interno. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25), por meio da Portaria Interministerial nº 24, assinada pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Fazenda (MF), do Planejamento e Orçamento (MPO) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O auxílio será concedido por meio de dois mecanismos:
Ambos os prêmios serão ofertados em leilões públicos eletrônicos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
O Valor Máximo do Prêmio (VMP) será calculado pelo Mapa com a fórmula:
VMP = PM - Pmm
Onde:
Para a safra 2024/2025, os preços mínimos estabelecidos pelo governo são:
A PGPM é uma ferramenta estratégica do governo para reduzir oscilações na renda dos produtores, assegurando uma remuneração mínima. Além disso, atua como reguladora da oferta, estimulando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias