Feijão e Pulses

Feijão registra preços recordes e Conab anuncia leilões para apoiar produtores

Preços do feijão atingem patamares históricos


Publicado em: 29/09/2025 às 12:00hs

Feijão registra preços recordes e Conab anuncia leilões para apoiar produtores
Foto: CNA

Os preços do feijão preto e do feijão carioca permanecem firmes em praticamente todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Em algumas praças, os valores atuais são os mais altos desde abril de 2025. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a valorização é sustentada pela demanda ativa por lotes de melhor qualidade, pelo cenário pós-colheita e pelos estoques reduzidos, além da postura mais cautelosa dos vendedores, especialmente para o feijão preto.

No campo, a atenção dos produtores se volta para a semeadura da primeira safra 2025/26, que, até 20 de setembro, atingiu 8,3% da área estimada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa da Conab é de 998,6 mil toneladas para a primeira safra, queda de 6% em relação à temporada anterior. Já a segunda e a terceira safras devem produzir 1,4 milhão de toneladas (+3,6%) e 702,7 mil toneladas (+6%), respectivamente, totalizando aproximadamente 3,1 milhões de toneladas, leve aumento de 0,8% em comparação a 2024/25.

Conab anuncia leilões para escoamento e apoio à comercialização

Para apoiar produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a Conab realizará leilões públicos nos dias 1º e 2 de outubro. Serão oferecidas 16,2 mil toneladas de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e outras 16,2 mil toneladas de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), sem limite por produtor, permitindo que cada agricultor participe de ambas as modalidades, respeitando a produção declarada no Sican.

Os leilões do dia 1º de outubro serão exclusivos para a agricultura familiar, com 6,48 mil toneladas de Pepro de feijão-preto e 6,48 mil toneladas de PEP para indústrias e comerciantes que comprovem a compra diretamente de agricultores familiares. Já no dia 2, os leilões ocorrerão em ampla concorrência, abertos a todos os produtores, cooperativas e agricultores familiares, bem como às indústrias de beneficiamento e comerciantes, desde que atendam às exigências de comprovação de compra e escoamento do produto.

Recursos e importância dos leilões

A ação é autorizada pela Portaria Interministerial n.º 24/2025 e prevê até R$ 21,7 milhões para escoar 32,4 mil toneladas de feijão da safra 2024/25 para fora dos estados de origem. Segundo a Conab, os leilões dentro da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) são ferramentas essenciais para reduzir oscilações na renda dos produtores, assegurar remuneração mínima, regular a oferta e garantir o abastecimento nacional.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias