Publicado em: 22/09/2025 às 12:00hs
Os preços do feijão carioca, especialmente das notas 9 ou superiores, seguem em alta, de acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo os pesquisadores, o aumento é resultado de uma demanda aquecida e da postura firme dos produtores, que buscam negociar novos lotes a valores mais elevados. Além disso, a oferta de grãos com padrão superior está reduzida, reforçando a valorização no mercado.
No caso do feijão preto tipo 1, o movimento de valorização foi impulsionado pela necessidade de reposição de estoques por parte dos compradores durante o período de entressafra. Apesar do aumento, os preços do grão ainda se mantêm próximos ou ligeiramente abaixo das médias históricas do Cepea, que consideram dados de setembro de 2024 até o momento.
No campo, a colheita da terceira safra de feijão 2024/25 está chegando ao fim. Ao mesmo tempo, os produtores já iniciam o plantio do primeiro ciclo da safra 2025/26, movimentando o setor e garantindo a continuidade do abastecimento para o mercado interno.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias