Publicado em: 14/07/2025 às 12:40hs
O primeiro semestre de 2025 fechou com resultados positivos para as exportações brasileiras de feijão. Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as vendas externas somaram 137,02 mil toneladas entre janeiro e junho, representando um aumento expressivo de 89% em comparação ao mesmo período de 2024.
Enquanto isso, as importações brasileiras de feijão totalizaram 4,9 mil toneladas no primeiro semestre, recuo de 46% em relação ao volume registrado entre janeiro e junho do ano passado.
No mercado doméstico, levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indica que os preços dos feijões carioca (notas 9 ou superior), dos grãos de notas 8 e 8,5 e dos feijões pretos apresentam tendência de baixa.
Pesquisadores do Cepea apontam que a queda nos preços tem sido mais acentuada para os feijões comerciais, motivada pela maior oferta disponível e pela demanda enfraquecida nesse segmento.
Já para os grãos de maior qualidade (notas 9 ou superior), a desvalorização é mais limitada. Isso ocorre porque os produtores que ainda possuem esses lotes preferem armazená-los, na expectativa de uma recuperação nos valores futuros.
No campo, a colheita avança nas principais regiões produtoras do país. A terceira temporada de produção também está em andamento, porém com algumas preocupações fitossanitárias em determinadas áreas, que seguem sendo monitoradas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias