Feijão e Pulses

Bônus da PGPAF Inclui Feijão de Santa Catarina e Paraná em Junho

Produtores de Feijão Serão Beneficiados com Descontos no Financiamento do Pronaf


Publicado em: 10/06/2024 às 11:05hs

Bônus da PGPAF Inclui Feijão de Santa Catarina e Paraná em Junho

Os produtores de feijão de Santa Catarina e do Paraná terão acesso a um bônus de desconto no financiamento por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em junho. Esses estados foram incluídos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) neste mês. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo cálculo dos percentuais, e a lista completa dos produtos contemplados foi publicada nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União.

O PGPAF beneficia cultivos cujos preços recebidos pelos produtores ficaram abaixo dos valores de garantia. Entre os 15 itens incluídos em junho, alguns estados beneficiados mudaram em relação ao mês anterior.

Além do feijão em Santa Catarina e no Paraná, os produtos contemplados nesta edição são: açaí (AC), borracha natural cultivada (ES, MG, SP, GO), cana-de-açúcar (RJ, SP), castanha-de-caju (CE, PI, RN), feijão-caupi (AP, BA, MT), girassol (RS), leite (AL, BA, CE, PE, SE), manga (BA), mel de abelha (PI, RN, SE, MG, SP, PR, RS, SC, MS), milho (MT), raiz de mandioca (ES, SP), sorgo (MT), trigo (MG, SP, PR, RS, SC, DF, GO, MS) e triticale (SP). A edição destaca a inclusão do bônus para o feijão-caupi produzido no Amapá, que não estava contemplado no mês anterior, e a exclusão do milho no Rio Grande do Sul.

Os valores dos bônus mensais são divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que é responsável por repassar essa informação aos agentes financeiros. Nesta edição, o benefício será válido a partir de 10 de junho e se estenderá até 9 de julho. A lista completa está disponível na PORTARIA SAF-MDA Nº 159, de 6 de junho de 2024, que indica os preços de garantia dos produtos e os percentuais de bônus nos estados contemplados.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias