Feijão e Pulses

Área cultivada de feijão carioca na segunda safra deve diminuir, indica Safras

Projeção aponta para redução na produção de feijão carioca devido à menor atratividade de preços e preferência por outras culturas


Publicado em: 18/04/2024 às 13:50hs

Área cultivada de feijão carioca na segunda safra deve diminuir, indica Safras

De acordo com a Safras & Mercado, a projeção de área destinada à segunda safra do feijão classe cores, incluindo o feijão carioca, é de 324,8 mil hectares, o que representa uma redução de 8,6% em comparação ao ano anterior. Prevê-se que essa diminuição resultará em uma produção de 515,9 mil toneladas, uma queda de 8,74% em relação à safra anterior, com uma produtividade média de 1.588 quilos por hectare.

Análise do Especialista

Segundo o analista e consultor da Safras & Mercado, Evandro Oliveira, essa redução é atribuída à menor competitividade dos preços do feijão carioca em comparação com o feijão preto, que atingiu valores recordes no início da temporada 2023/24, e à preferência dos agricultores por culturas mais lucrativas, como soja e milho.

Oliveira também observa uma tendência de migração para culturas com preços mais estáveis, especialmente em estados como Minas Gerais e São Paulo.

O ajuste na área cultivada vem como resposta à pressão da oferta, após uma significativa queda nos preços do feijão carioca no segundo semestre de 2023, explicou o analista.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias