Publicado em: 27/05/2014 às 19:40hs
É o que mostra o balanço de safra divulgado na manhã desta terça-feira (27) pela Unica - União da Indústria de Cana-de-açúcar. A moagem, até a primeira quinzena de maio, está 3,41% menor enquanto que o número de unidades em operação, no mesmo período, é o de 249 usinas, contra 268 na mesma época do ano passado na região Centro-Sul do Brasil.
De 1º de abril até 15 de maio as usinas da região processaram 79,34 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, contra 82,14 milhões de igual período do ano passado. Segundo o diretor Técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, a menor moagem é decorrente do retardamento do início de safra de muitas usinas, em virtude da crise financeira por que passam as agroindústrias.
Com uma moagem inferior, a produção de açúcar e etanol também está abaixo no comparativo das safras 2013/14 e 2014/15. Neste ano, até 15 de maio, as usinas produziram 3,41 milhões de toneladas de açúcar, contra 3,78 milhões do mesmo período da safra passada, recuo de quase 10%.
Quanto ao etanol, as usinas produziram 3,22 bilhões de litros, sendo 1,22 bilhão de anidro e 2 bilhões de hidratado, contra 3,28 bilhões de etanol total produzido no mesmo período da safra anterior, queda de 1,7%.
A safra 2014/15 é mais alcooleira do que açucareira. Do total de cana processada, 60,5% foi destinada para a produção de etanol, contra 39,5% para a produção de açúcar.
A concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima processada atingiu 114,14 kg desde o início da safra 2014/2015 até 15 de maio. A produtividade agrícola também diminuiu. Levantamento realizado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) aponta que o rendimento médio da lavoura colhida na região Centro-Sul desde o início da atual safra até o momento alcançou 82,09 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, queda de 7,10% em relação ao mesmo período do último ano.
De acordo com o diretor da Unica, "os dados de ATR apurados a partir de análises laboratoriais e computados no sistema de informações do Consecana-SP indicam para maio de 2014 um índice levemente superior aquele observado no mesmo mês de 2013". O baixo volume de chuvas ao final da primeira metade de maio estimulou a concentração de açúcares pela planta e esta condição deverá se refletir em um maior "ATR produto" na próxima quinzena, acrescentou o executivo.
Fonte: Agência UDOP de Notícias
◄ Leia outras notícias