Publicado em: 24/07/2025 às 14:10hs
A produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil apresentou queda em produtividade e qualidade durante o mês de junho. É o que revela o boletim De Olho na Safra, divulgado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), com base em dados da Plataforma de Benchmarking da instituição.
No acumulado da safra 2025/26 até junho, os principais indicadores de desempenho da cana sofreram recuos significativos:
Ao comparar apenas o mês de junho com o mesmo período do ano passado, o cenário também é de retração:
Segundo Henrique Mattosinho, gerente de Desenvolvimento de Mercado do CTC, uma das estratégias mais eficazes para contornar a queda de produtividade e qualidade está no uso de genéticas mais modernas e produtivas, principalmente as variedades precoces.
“Melhorar a qualidade da matéria-prima por meio do uso de genéticas mais novas e altamente produtivas é uma estratégia eficaz para ampliar a margem econômica por hectare”, destaca Mattosinho.
Ele também ressalta que o uso de variedades precoces no início da safra tem papel crucial no aumento do ATR. No entanto, entre os meses de abril e junho de 2025, o benchmarking da CTC aponta que 37% do volume processado não utilizou esse tipo de variedade, indicando uma oportunidade clara de ganho por meio de um manejo mais alinhado ao potencial genético disponível.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias