Cana de Açucar

Preparo profundo do solo eleva de 10 a 30% a produtividade na lavoura canavieira

A necessidade estimula a mudança de prática e costumes já arraigados.


Publicado em: 26/03/2012 às 09:20hs

Preparo profundo do solo eleva de 10 a 30% a produtividade na lavoura canavieira

Hoje, a necessidade do setor sucroenergético é aumentar a produção e reduzir custos, para voltar a ser competitivo. Para isso, vale rever conceitos, se abrir para o novo, aprender e aplicar novos métodos e tecnologias.

Na área agrícola, uma dessas novas práticas é o preparo do solo profundo. O potencial de crescimento radicular da cana-de-açúcar é de 8cm/dia e suas raízes podem chegar até a 8 metros de profundidade. “Quando aumentamos as raízes em profundidade temos um aumento na tolerância do estresse hídrico, aumento do diâmetro do colmo, melhores condições para as raízes absorverem nutrientes e principalmente a produtividade. A adoção da prática do preparo profundo tem apresentado um aumento de 10 a 30% de produtividade”, diz Henri Sako, pesquisador que participará do 10º Seminário sobre Produtividade e Redução de Custos na Agroindústria Canavieira, realizado pelo Grupo IDEA nos dias 31 de novembro e 1de dezembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, SP.

Segundo o pesquisador, na tecnologia do preparo profundo está inserida a preocupação em racionalizar as atividades operacionais. Um dos meios é a integração de diversas funções numa única operação. O método que Henri Sako irá apresentar em sua palestra permite numa única atividade realizar a subsolagem, correção do solo, enleiramento da palha, incorporação do corretivo e quebra dos torrões. “A junção dessas atividades possibilita grande redução de custo operacional”, diz Henri, ressaltando que a prática também preserva o solo, pois melhora a infiltração de água no solo; e reduz a emissão de gases do efeito estufa ao aumentar significativamente a quantid ade de raízes em profundidade, elevando a quantidade de carbono fixado no solo.

Mais detalhes sobre essa tecnologia e como implantá-la no campo poderão ser conferidos na palestra em que Henry apresentará no 10º Seminário sobre Produtividade e Redução de Custos na Agroindústria Canavieira.

Informações e inscrições: no site: www.ideonline.com.br.