Cana de Açucar

OIA diz temer impacto do clima na produção brasileira de açúcar

Apesar da preocupação, entidade considera que deve haver excesso de oferta da commodity no mundo


Publicado em: 08/05/2014 às 15:30hs

OIA diz temer impacto do clima na produção brasileira de açúcar

A Organização Internacional do Açúcar (OIA) demonstrou preocupação com a produção brasileira em 2014/2015. Após a seca que ainda afeta o Centro-Sul do País, principal região produtora de cana-de-açúcar, há previsão de ocorrência de El Niño, que poderia antecipar a época de chuvas. A menor produção somada à perspectiva de menor índice de sacarose preocupa a entidade.

"As preocupações sobre o impacto potencial do longo período de seca durante os meses de verão no Centro-Sul do Brasil sobre a safra de 2014/2015 continuaram a pautar o sentimento do mercado em abril. O tempo seco pode reduzir a produção da cana em áreas importantes do Brasil para menos de 80 toneladas por hectare", diz o relatório mensal divulgado nesta quarta-feira pela entidade. "Também há temor a respeito do aumento da possibilidade do El Niño este ano, o que poderia trazer as primeiras chuvas ao Centro-Sul já a partir de agosto ou setembro", diz o documento da OIA.

No relatório, a entidade lembra que a ocorrência do El Niño na safra de 2009/2010 fez com que chamado o índice de Açúcar Total Recuperado (ATR) - que mede a produtividade da cana em termos de sacarose - caísse para o patamar histórico de 130 quilos por tonelada. "O mercado está preocupado que a menor produção de cana combinada com a menor produtividade em sacarose pode atrapalhar ainda mais a safra 2014/2015", diz o documento.

Apesar da possível queda na produção brasileira, o mercado ainda considera que há superávit global de açúcar. Em abril, o preço médio do açúcar bruto - calculado pelo índice ISA Daily Price - terminou em 17,61 centavos de dólar por libra-peso, valor 1,6% menor que a média de março.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias