Cana de Açucar

O uso da irrigação por gotejamento para novas oportunidades de mercado

Devido às inconstâncias climáticas que vêm ocorrendo no país nos últimos anos, os produtores rurais têm procurando várias formas para manter e aumentar a sua produtividade agrícola e o sustento de suas atividades


Publicado em: 27/11/2020 às 07:40hs

O uso da irrigação por gotejamento para novas oportunidades de mercado

Dentre os vários métodos utilizados, muitos vêm aderindo à irrigação e ao sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo.

No entanto, por ser um sistema recente, desenvolvido na década de 60 e com grande nível tecnológico, muito produtores tem o pensamento errôneo de que esse tipo de irrigação é destinado apenas aos grandes empresários rurais ou grandes indústrias. 

Felizmente, médios e pequenos empresários do sistema agroindustrial conseguiram visualizar um grande valor no sistema de irrigação por gotejamento e passaram a utilizar esse sistema em suas agroindústrias, sendo muitas delas familiares.

Por exemplo, no município de Vera Cruz, no Espírito Santo, uma agroindústria do ramo da cachaça recentemente adquiriu o sistema de irrigação, não somente para aumentar sua produtividade, mas também para garantir a matéria prima. Por exemplo:

Área do projeto de irrigação: 7,3 há

  • PRODUTIVIDADE: 100 TON/HÁ (TCH 12)
  • QUANTIDADE DE CACHAÇA POR TONELADA DE CANA: 143 L/TON
  • QUANTIDADE DE CACHAÇA POR HÁ: 14.300 L
  • MÉDIA DA REGIÃO
  • PRODUTIVIDADE: 65 TON/HÁ (TCH 12)
  • QUANTIDADE DE CACHAÇA POR TONELADA DE CANA: 100 L/TON
  • QUANTIDADE DE CACHAÇA POR HÁ: 6.500 L

Podemos observar um incremento de produtividade de 54% em cima da matéria prima e mais de 100% com o produto.

O mesmo caso pode ser observado em outro segmento. Um produtor do município de Rio dos Peixes, na Paraíba, comprou 12 há de irrigação por gotejamento para produção de rapadura. Como resultado, ele aumentou sua produção de 28 ton de rapadura para 68 ton, expandindo sua produção em aproximadamente 150%.

Esses são alguns casos que demonstram que com visão empreendedora, somada a uma nova tecnologia de ponta é possível expandir seu agronegócio independente do seu tamanho.

Por Daniel Pedroso, Especialista Agronômico Netafim

Fonte: Netafim

◄ Leia outras notícias