Cana de Açucar

Nutrirrigação traz resultados na cana

Experimento verificou o melhor manejo nutricional para canaviais irrigados por gotejamento


Publicado em: 30/10/2020 às 07:20hs

Nutrirrigação traz resultados na cana

A nutrirrigação é um novo conceito de nutrição de plantas. Trata-se do uso de fertilizantes solúveis diluídos na água de irrigação, no momento certo. Isso pode ser feito de forma localizada pelo gotejamento e com bons resultados em produtividade.

Daniel Pedroso, especialista agronômico da Netafim, explica que o Nordeste foi o local escolhido para um experimento com nutrirrigação na cana-de-açúcar. A região conta com mais de 931 mil hectares da cultura, sendo que destes, aproximadamente 80% são irrigados pelos mais variados métodos encontrados no mercado.

A zona canavieira local, concentrada na Zona da Mata, enfrenta desafios de clima para a boa produtividade da cana. Há altos volumes de chuva entre maio e agosto e solos arenosos com baixa capacidade de troca catiônica (CTC)  e baixa capacidade de água disponível (CAD). Além disso, as áreas de gotejamento são colhidas em final de safra, que vai de fevereiro a março, ou seja, muito próximo ao início do período chuvoso. 

“Devido a essas características, a adubação dessas áreas sempre foi um desafio para os técnicos e agrônomos das usinas da região, pois os índices de lixiviação, ou seja, a retirada dos nutrientes da zona de ação do sistema radicular, são altos”, explica Pedroso.

O especialista conta que como forma de suprir esse desafio, as usinas realizam um pacote nutricional misto, ou seja, 50-60% da necessidade nutricional da planta aplicado mecanicamente antes do início das chuvas (em março) e o seu complemento via fertirrigação após o período chuvoso (agosto). “No entanto, nunca houve nenhum trabalho científico que comprovasse que esse pacote nutricional era mesmo o ideal”, diz.

Uma parceria entre a empresa de irrigação Netafim com a Usina Japungu e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, resultou em um experimento para estudar o melhor manejo nutricional para canaviais irrigados por gotejamento.

Após 5 anos de dados colhidos, os resultados mostraram que o melhor parcelamento da adubação, com o uso da nutrirrigação no período chuvoso, aumentou a produtividade em 30 toneladas por hectare e que a maior concentração nutricional aplicada após o período chuvoso, ou seja, no retorno do crescimento da cultura, levou aos melhores resultados.

Fonte: Netafim

◄ Leia outras notícias