Publicado em: 10/01/2022 às 13:00hs
No entanto, em um determinado momento haverá essa necessidade podendo ser motivado pela troca da variedade, queda da produtividade, dentre outros fatores. E quando essa hora chega, muitos produtores e Usinas têm dúvidas de como fazer a renovação com um sistema de irrigação localizada subterrâneo.
Primeiramente temos que frisar, que somente os tubos gotejadores serão retirados da área. Toda a malha hidráulica, motobombas, filtros, tanques de nutrirrigação, controladores permanecerão os mesmos.
Mas a grande pergunta é, como fazer a retirada desses tubos gotejadores? Há alguns anos, os fornecedores/usinas realizavam a morte química do canavial através de herbicidas e com o uso de subsoladores “erguiam” os tubos gotejadores que eram retirados manualmente. No entanto, esse processo é altamente oneroso, devido a mão de obra utilizada, e muitos pedaços de tubos gotejadores ainda ficavam no solo.
Foto 01. Retirada manual de tubos gotejadores do solo
Com o objetivo de facilitar esse processo, reduzir a mão de obra e se adequar às novas exigências ambientais do mercado consumidor, a Netafim, em parceria com a empresa norte américa Andros, desenvolveu uma máquina que desenterra o tubo gotejador do solo e faz o processo de rebobinamento. Após esse rebobinamento os tubos gotejadores podem ser enviados para empresas especializadas em reciclagem.
Essa iniciativa demonstra o pioneirismo e preocupação da Netafim também no processo de renovação dos canaviais para que tudo aconteça de maneira prática, com menores custos e de acordo com as normas legislativas ambientais.
Foto 02. Implemento desenterrados
Foto 02. Tubos retirados
Por Daniel Botelho Pedroso, especialista agronômico
Fonte: Netafim
◄ Leia outras notícias