Cana de Açucar

Especialistas alertam para a necessidade de nutrição adequada diante do clima adverso

As chuvas intensas do início do ano atrasaram o plantio da cana-de-açúcar para a safra 2024/2025, criando desafios significativos para os agricultores e possivelmente afetando a produtividade do setor. Segundo o engenheiro agrônomo Bernardo Borges, gerente técnico da BRQ Brasilquímica, esse atraso pode ter repercussões negativas na cadeia produtiva de energia, álcool e açúcar


Publicado em: 26/04/2024 às 07:00hs

Especialistas alertam para a necessidade de nutrição adequada diante do clima adverso

"O impacto das chuvas intensas entre janeiro e março vai além da possível redução na rentabilidade do agricultor; também pode afetar outros setores interligados", explica Borges, que é pós-doutor em agronomia pela Universidade de Edimburgo, Escócia. "Com o plantio atrasado, a cana jovem enfrentará condições climáticas mais adversas, uma vez que o outono traz um clima mais seco e temperaturas mais baixas. Isso significa que o desenvolvimento da cana ocorrerá durante o inverno, um período menos favorável para o crescimento vegetal."

Enquanto o início do ano é propício para um rápido crescimento da cana devido ao clima mais úmido e quente, o período de abril a agosto, do outono até o inverno, tende a ser mais seco e frio, impactando negativamente o desenvolvimento das plantas. Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atrasos no plantio podem resultar em menos plantas prontas para a colheita no final do ciclo. Assim, a adoção de estratégias para fortalecer raízes, reduzir o estresse e estimular o crescimento se torna fundamental para minimizar as consequências do atraso.

Para ajudar os agricultores a enfrentar esses desafios, a BRQ Brasilquímica oferece soluções inovadoras para melhorar a eficiência da produção. "Temos o enraizador e condicionador de solo Organik, feito de leonardita, uma matéria-prima sustentável rica em ácido húmico, e o Fertitop, uma fonte de aminoácidos que estimula o crescimento da cana, tornando-a mais resistente ao inverno", destaca Borges.

O gerente técnico também ressalta a importância do manejo pré-seca durante o outono para lidar com o estresse oxidativo. "O Qualymix Ultra é um fertilizante que fornece nutrientes como zinco, manganês, potássio e molibdênio, todos essenciais para dar suporte nutricional à cana, ajudando as plantas a enfrentarem a desidratação e a serem mais resilientes ao clima adverso", completa Borges.

Diante do atraso no plantio, as previsões para a safra 2024/2025 são menos otimistas, com consultorias prevendo uma possível redução na colheita de cana. Tal resultado reverteria a tendência de aumento na produção, que registrou um crescimento de 17% na safra 2023/2024 em relação ao ciclo anterior, atingindo um recorde de 713 milhões de toneladas, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias