Publicado em: 19/08/2025 às 07:30hs
Especialistas em cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioenergia se reunirão em São Pedro (SP) no dia 21 de agosto para o evento técnico Conexão Cana 2025, promovido pela consultoria AgroCiência. O encontro terá como foco as novas tecnologias para aumento de produtividade e longevidade dos canaviais, com participação de empresas como a Sipcam Nichino, referência em soluções para controle de pragas, doenças, plantas invasoras e bioestimulação.
A Sipcam Nichino apresentará no evento como os bioestimulantes podem contribuir para a produtividade da cana. Entre os produtos da companhia estão Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde, pioneiros no Brasil.
Segundo Ian Lucas Rocha, engenheiro agrônomo e especialista em desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, atualmente 30% a 40% da cana plantada no país recebe aplicações desses produtos, formulados com ácidos húmicos e fúlvicos.
“Bioestimulantes podem aumentar a produtividade em 10 a 20 toneladas de cana por hectare, se aplicados corretamente”, explica Rocha.
Os produtos atuam na rizosfera, promovendo absorção de nutrientes, interação com microrganismos benéficos do solo e maior vigor radicular, resultando em canaviais mais robustos e produtivos. Além disso, combatem estresse hídrico, favorecem o desenvolvimento vegetativo e aumentam a longevidade das lavouras, mesmo diante de desafios como compactação do solo, trânsito intenso de máquinas e ataques de pragas como nematoides, cigarrinha, cupins e Sphenophorus.
No Conexão Cana, a Sipcam Nichino também destacará o herbicida Leale®, seletivo à cana-de-açúcar. Segundo Rocha, o produto foi testado e aprovado pelos principais institutos de pesquisa do Brasil, oferecendo controle eficaz de plantas invasoras em pré ou pós-emergência, sem causar danos à cultura.
“Mais do que nunca, a qualidade da formulação de herbicidas é decisiva para diferenciar produtos no mercado”, afirma Rocha.
“O Leale®, desenvolvido e comercializado no Brasil há mais de 10 anos, garante eficácia, segurança e facilidade na aplicação, sem causar injúrias à cultura ou problemas na mistura de tanque”, complementa.
O Conexão Cana 2025 reforça o papel da inovação tecnológica no setor sucroenergético, destacando práticas que aumentam a produtividade, a eficiência operacional e a sustentabilidade dos canaviais brasileiros.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias