Cana de Açucar

Chuva impacta na operação da colheita da cana de açúcar

O cenário do clima pode interferir até o final do ano no cronograma de colheita das áreas. O volume de chuva pode inviabilizar a atividade agrícola


Publicado em: 22/11/2022 às 11:45hs

Chuva impacta na operação da colheita da cana de açúcar

A chuva observada com índices pluviométricos elevados no Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo prejudicou a operação da colheita da cana de açúcar nestas localidades. Esse cenário do clima com chuvas regulares pode interferir até o final do ano no cronograma de colheita das unidades produtoras. O volume de chuva pode inviabilizar a atividade agrícola.

Pesquisadores do CEPEA/ESALQ indicam que a maioria das usinas paulistas vem planejando encerrar a moagem da cana-de-açúcar da safra 2022/23 neste mês de novembro, e outras poucas unidades de São Paulo seguirão produzindo até a primeira quinzena de dezembro.

A moagem de cana-de-açúcar na segunda quinzena de outubro na região Centro-Sul atingiu 31,52 milhões de toneladas, registrando aumento de 84,98% em relação à quantidade registrada em igual período do ano passado, quando foram processadas 17,04 milhões de toneladas.

Produtividade dos canaviais

Informações preliminares do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), para uma amostra comum de 73 unidades produtoras, indicam que foram colhidas 67,3 toneladas por hectare em outubro de 2022, o que representa um aumento de 21% no rendimento agrícola da lavoura na comparação com o mesmo período na safra 2021/22 (55,5 toneladas por hectare).

Preço do Açúcar cristal

De acordo com dados do CEPEA, em São Paulo, a demanda pelo açúcar cristal branco segue aquecida no mercado spot do estado. As usinas paulistas estão limitando a oferta do produto para pronta-entrega. Os preços do cristal branco continuam firmes, e o Indicador do açúcar cristal branco CEPEA/ESALQ voltou a operar nos patamares nominais observados no final de julho/22.

Fonte: Climatempo

◄ Leia outras notícias