Cana de Açucar

Biotecnologia aumenta produtividade e rentabilidade de produtores de cana-de-açúcar

Solução natural pode aumentar até 140 quilos de ATR, indicador essencial para remuneração nas usinas


Publicado em: 07/05/2024 às 14:10hs

Biotecnologia aumenta produtividade e rentabilidade de produtores de cana-de-açúcar

Produtores de cana-de-açúcar que aplicam soluções biotecnológicas em suas plantações conseguem aumentar a produtividade, o rendimento de açúcar e, consequentemente, a rentabilidade. O Açúcar Total Recuperável (ATR) é um dos principais indicadores de qualidade da cana, fundamental para a atividade, pois é o parâmetro usado pelas usinas para remuneração. "Para a cana-de-açúcar, o que mais importa não é a tonelagem do colmo (caule), mas a quantidade de açúcar que se extrai desse colmo. Quanto mais rendimento de açúcar, maior o ganho financeiro", explica a engenheira agrônoma Valdívia Sousa, gerente técnica da Alltech Crop Science no Nordeste.

No segmento da cana-de-açúcar, existe um sistema de bonificação para cada quilo de ATR, conforme o rendimento da planta. A cana é considerada de alto desempenho quando o ATR ultrapassa 120 quilos. No entanto, vários fatores podem interferir na produtividade e no teor de açúcar, como a precipitação pluviométrica, especialmente no Nordeste, onde as chuvas são irregulares, concentradas em apenas quatro meses do ano, com volumes que variam de 750 a 1.200 milímetros, segundo Valdívia. "A chuva na época da colheita reduz o ATR. No resto do ano, a escassez de chuvas afeta a produção, levando à adoção de sistemas de irrigação por gotejamento", completa.

Para ajudar os produtores de cana a lidar com esses desafios, principalmente os climáticos, a Alltech Crop Science lançou o Honey, uma solução biotecnológica composta por potássio, boro e molibdênio, além de componentes orgânicos que atuam como precursores e sinalizadores do metabolismo vegetal, essenciais para o desenvolvimento e maturação do colmo. A gerente técnica relata que testes de campo indicam que a aplicação do Honey pode aumentar o ATR em até 140 kg, além de melhorar o rendimento por hectare (TCH). O produto não causa travamentos na produção nem deixa resíduos ambientais. A recomendação é aplicar 2 litros por hectare em dose única, entre 30 e 60 dias antes da colheita, por meio de pulverização foliar.

Destaque em Seminário Regional de Cana-de-Açúcar

O Honey será um dos destaques do estande da Alltech Crop Science no 25º Seminário Regional sobre Cana-de-açúcar - Áreas Agrícola e Industrial, promovido pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, de 7 a 9 de maio, em Recife. "Com um portfólio completo para atender os produtores de cana em todas as fases do cultivo, nossa expectativa é fortalecer o relacionamento com os principais produtores do Nordeste, uma das regiões mais tradicionais no cultivo de cana-de-açúcar, com mais de um milhão de hectares plantados", diz Valdívia. Ela também ressalta a intenção da empresa em prospectar novos clientes e fechar negócios durante o evento.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias