Cana de Açucar

Área de cana em SP tem geada, mas sem registro de grandes danos para safra

Termômetro da colhedora na Fazenda São José, em Ribeirão Preto (SP), chegou a -1ºC nesta madrugada


Publicado em: 19/05/2022 às 13:10hs

Área de cana em SP tem geada, mas sem registro de grandes danos para safra

O frio esperado pelos institutos meteorológicos chegou ao estado de São Paulo nesta madrugada de quarta-feira (18), inclusive com registro de geada em área produtora, mas sem grandes danos para a safra, segundo fontes ouvidas pelo site Notícias Agrícolas.

Na região de Ribeirão Preto, importante produtora de cana-de-açúcar no estado, o termômetro da colhedora na Fazenda São José, de Paulo Junqueira, chegou a -1ºC nesta madrugada. O registro de geada pôde ser visto na palhada. Veja o vídeo abaixo.

A safra 2022/23 de cana-de-açúcar está sendo colhida e em processamento neste momento. O Sistema TEMPOCAMPO, ligado à Esalq/USP, ainda monitorava possíveis danos para a safra de cana-de-açúcar junto às usinas nesta manhã de quarta.

"Nada que tenha danificado de forma abrangente", disse para a agência Reuters Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, sobre o frio em áreas produtoras. O meteorologista pontua que ainda podem ser registradas geadas leves nesta semana, mas com poucas chances de resultar em danos aos campos de café, cana-de-açúcar ou milho.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia, com base em estação de Ribeirão Preto, apontam que a temperatura por volta das 6h da manhã (horário de Brasília) era de 4,7ºC naquele ponto da cidade. Já no aeroporto Leite Lopes, a mínima foi de 6ºC.

De acordo com a Climatempo, além do frio, que já era esperado para o estado de São Paulo, a madrugada e manhã desta quarta-feira é de vento, o que intensifica ainda mais a sensação de frio, mas pode ter amenizado a formação das geadas.

Ainda assim, a capital paulista registrou 7,3°C às 5h da manhã, a menor temperatura do ano de 2022.

Ontem, uma área pontual de cana na cidade de Rio Brilhante (MS) já havia registrado geada de fraca a moderada intensidade. segundo Leandro Fabrício Martins Aléssio, presidente do Sindicato Rural do município, não houve registro de prejuízos acentuados.

Fonte: AGÊNCIA UDOP

◄ Leia outras notícias