Cana de Açucar

Kits móveis de irrigação por gotejamento em mudas pré-brotadas garantem economia e tranquilidade ao produtor

O método chega a ser 50% mais barato do que os artifícios tradicionais; além disso, não há preocupação com condições climáticas, que são cada vez mais instáveis


Publicado em: 08/04/2021 às 08:30hs

...

A tecnologia conhecida como MPB, ou mudas pré-brotadas, é caracterizada como um sistema de multiplicação de cana de açúcar que tem como princípio o plantio de plântulas. O cultivo com essa metodologia garante mudas de origem conhecida, saudáveis, livres de pragas e doenças e com alto índice de pegamento.

No entanto, por se tratar de uma planta pré desenvolvida, ela não contém nenhuma estrutura de reserva e por isso é extremamente sensível ao déficit hídrico. Desta maneira, para o estabelecimento da cultura é necessário que se faça o uso de algum método de irrigação. O gráfico a seguir mostra qual a maior dificuldade em se adotar o plantio por MPB.

kit-movel-irrigacao-graf

Fonte: IAC, 2019 Apresentado no Encontro do Grupo Filotécnico de Cana de Açúcar

A irrigação pode ser feita de várias formas. O método mais utilizado é através de caminhões pipas adaptados, entretanto, além do baixo rendimento e pouca eficiência no aproveitamento da água, são processos com custos elevados, podendo chegar, por dia de irrigação, a R$300,00 por hectare. 

Pensando em resolver esse problema, a Netafim, junto às usinas e fornecedores, desenvolveu KITs MÓVEIS de irrigação para pegamento e manutenção do MPB. Esses kits são compostos por uma unidade móvel de bombeamento (motobomba a diesel e filtros manuais de disco; tubulações flexíveis – flex net e tubos gotejadores de parede média a fina superficiais).

kit-movel-irrigacao-graf-2

Figura 02. Layout de irrigação localizada em cantosi

kit-movel-irrigacao-graf-3

Figura 03. Layout de irrigação localizada em meiosi

kit-movel-irrigacao-graf-4kit-movel-irrigacao-graf-4a

Figura 04. Fotos de um sistema de irrigação por gotejamento móvel para MPB

Os principais benefícios desses kits são: eficiência na disponibilização de água para as plantas; fácil montagem e recolhimento; redução de mão de obra; e economia no custo do transporte de água. Além disso, o valor pago por esse tipo de kit representa cerca de 50-60% do valor da irrigação por caminhões adaptados.

Várias unidades produtoras do estado de São Paulo estão adotando o método e até o momento já vislumbraram suas características, conseguindo assim implantar seus canaviais sem depender das condições climáticas cada vez mais instáveis.

Por Daniel Botelho Pedroso, especialista agronômico, Netafim Brasil

Fonte: Netafim

◄ Leia outros artigos