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Starbucks supera estimativas de receita com retomada na China e reformulação da marca nos EUA

Desempenho acima do esperado reflete recuperação no mercado chinês e sucesso da estratégia de reformulação da marca norte-americana


Publicado em: 04/08/2025 às 16:00hs

Starbucks supera estimativas de receita com retomada na China e reformulação da marca nos EUA

A Starbucks divulgou nesta semana os resultados do terceiro trimestre fiscal e surpreendeu o mercado ao apresentar uma receita acima das expectativas, impulsionada pela recuperação das operações na China e pelas estratégias de reposicionamento da marca nos Estados Unidos.

Receita supera projeções de analistas

A receita líquida da companhia alcançou US$ 9,46 bilhões no trimestre encerrado em 29 de junho, superando as estimativas de analistas, que projetavam US$ 9,31 bilhões, de acordo com dados da LSEG. O desempenho positivo fez com que as ações da empresa subissem 4,6% nas negociações pós-mercado, sendo cotadas a US$ 97,02.

Reformulação da marca nos EUA

Sob a liderança de Brian Niccol, CEO desde agosto do ano passado, a Starbucks tem promovido uma ampla reestruturação nos Estados Unidos. Entre as medidas adotadas estão a simplificação do cardápio, a oferta de confeitaria fresca, o uso de copos com mensagens personalizadas e um serviço mais ágil nas lojas.

Niccol também se comprometeu a ampliar os investimentos em equipe nas mais de 10 mil unidades da marca no país até o fim do verão no Hemisfério Norte, como parte da estratégia intitulada "De Volta à Starbucks".

Lucro abaixo do esperado

Apesar da receita positiva, o lucro ajustado por ação ficou em US$ 0,50, abaixo da estimativa de US$ 0,65. A empresa atribuiu US$ 0,11 dessa queda ao custo elevado de uma conferência corporativa realizada em Las Vegas, que reuniu mais de 14 mil líderes e gerentes de lojas da América do Norte. O evento também contou com uma apresentação exclusiva do cantor Bruno Mars.

Desempenho nas lojas e comportamento do consumidor

As vendas em mesmas lojas registraram queda de 2% no trimestre, marcando o sexto recuo consecutivo. A expectativa do mercado era uma retração menor, de 1,19%. Nos Estados Unidos, o principal mercado da rede, as vendas se mantiveram estáveis com recuo de 2%.

Já na China, as vendas comparáveis subiram 2%, sinalizando uma leve recuperação após um período de intensa concorrência com marcas locais como Luckin Coffee e Cotti Coffee. Para atrair os consumidores chineses, a Starbucks reduziu os preços de algumas bebidas geladas em cerca de 5 iuanes no último mês.

Sinais iniciais de recuperação

De acordo com dados da Placer.ai, a queda no fluxo de clientes nas lojas Starbucks foi de apenas 0,1% entre abril e junho, uma melhora em relação à retração de 0,9% no trimestre anterior. O levantamento sugere que os investimentos recentes e as inovações no cardápio estão começando a surtir efeito e podem representar um ponto de virada na trajetória da companhia.

Dave Wagner, gestor da Aptus Capital Advisors, avalia que o resultado “veio menos negativo do que o esperado, devido à força na China”, e aponta que o principal ponto de atenção agora é saber se esse desempenho marca o início da reversão nos dados fracos.

Fonte: Portal do Agronegócio

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