Publicado em: 30/11/2021 às 14:00hs
“Assim como no ano passado, eu não esperava ser premiado este ano. Estou muito feliz e já disse ao Ronaldo que precisamos nos manter no pódio nos próximos anos”, afirmou Marcelo, referindo-se ao primeiro lugar geral e primeiro lugar região Mantiqueira de Minas, Ronaldo Antônio Maciel, seu cunhado. “Nossas propriedades são vizinhas e foi uma felicidade a conquista em família.”
Do ano passado para cá, segundo o cafeicultor, o crescimento foi grande. “Após a premiação, o mercado se abriu para meu café. Chegou a faltar para o mercado local. Agora fechamos com uma representante que irá comercializar o café em São Paulo. No ano passado, ela levou uma saca, que foi toda comercializada. Nos próximos dias, ela virá buscar mais e tem ideia de trabalhar o marketing para alavancar as vendas.”
A ideia de Marcelo é plantar, em breve, mais dois mil pés, que irão se juntar aos quatro mil já plantados. “Compramos mudas de qualidade e pretendo chegar aos seis mil pés. Para o ano que vem, a meta é plantar 1,5 mil pés, alcançando a marca de sete mil pés. O ATeG foi e é fundamental neste crescimento e reconhecimento. Foi a assistência que abriu portas para tantas mudanças positivas.”
O técnico de campo Leandro de Freitas Santos lembrou que Marcelo já havia confidenciado a ele que queria conquistar destaque nacional como produtor de café. “Ao participar de uma das edições do Cupping, em Belo Horizonte, Marcelo me disse que queria estar entre os primeiros colocados nos próximos anos. No ano passado, foi o primeiro lugar geral, e se manteve muito bem colocado esse ano. Produtor de café orgânico, ele, antes do ATeG Café+Forte estava desanimado com a atividade.
Propusemos, então, mudanças técnicas, identificando quais lavouras eram produtivas, a fim de colher com custo mais baixo e manter a atividade viável. O café premiado neste ano teve uma seca lenta, em terreiro suspenso. Foram mais de sessenta dias secando.”
Para o gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora, Wander Magalhães, Marcelo é exemplo para outros produtores. “Parabéns ao Marcelo, que, mais uma vez, se superou, produzindo um café com alta qualidade. A partir de sua participação no ATeG Café+Forte, melhorou sua gestão, cresceu muito tecnicamente e aprendeu a trabalhar com planejamento. Tudo isso faz dele um exemplo na região de Baependi, onde muitos outros produtores já estão se espelhando em sua história. Seu vizinho Ronaldo é um claro exemplo disso.”
Marcelo faz parte do ATeG Café+Forte, oferecido por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi, há dois anos, tendo começado a plantar há aproximadamente cinco anos. Conheça mais sobre sua história aqui.
Fonte: Assessora de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES - Regional Juiz de Fora
◄ Leia outras notícias