Publicado em: 09/10/2025 às 10:00hs
A 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) acontece de 5 a 7 de novembro de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e chega com números inéditos. O evento terá 240 expositores, crescimento de 50% em relação ao ano passado, ocupando uma área de 20 mil m². A expectativa é de receber 25 mil visitantes de mais de 40 países e gerar uma movimentação econômica estimada em R$ 150 milhões.
O tema desta edição será “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, refletindo os principais debates do setor.
O anúncio oficial foi feito em 1º de outubro, Dia Internacional do Café, pelo Governo de Minas Gerais, o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso Company, responsáveis pela organização.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes, a SIC já é considerada um evento estratégico para a cadeia produtiva.
“O encontro se consolidou como espaço para negócios, parcerias e tendências. Minas, que é um dos maiores produtores mundiais, busca constantemente ampliar a qualidade, conquistar novos mercados e difundir tecnologias para uma produção cada vez mais sustentável”, destacou.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, ressaltou o protagonismo do estado na cafeicultura.
“Minas responde por 47% da produção nacional, com 26 milhões de sacas ao ano. A SIC é um espaço de diálogo e conexão que fortalece e valoriza o setor mineiro e brasileiro”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destacou que o futuro do café passa por inovação.
“Nosso compromisso é preparar produtores e pequenos negócios para desafios que vão além da xícara, envolvendo gestão, origem e acesso ao mercado”, disse.
Desde a primeira edição, em 2013, o Governo de Minas mantém participação ativa no evento. Em seu estande institucional, técnicos do Sistema Agricultura estarão disponíveis para orientar sobre produção, políticas públicas e programas como o Certifica Minas Café, primeiro selo governamental de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil.
A programação também inclui:
No último dia, o evento será aberto ao consumidor final, que terá a oportunidade de conhecer de perto toda a cadeia produtiva do café.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias