Publicado em: 18/07/2013 às 17:30hs
Lideranças do setor cafeeiro estiveram em Brasília na terça-feira (16), para levar proposta de compra de café ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.
Na reunião formou-se uma comissão composta pelo superintendente da Cooparaiso, Francisco Ourique e pelo superintendente de mercado interno da Cooxupé, Lúcio de Araújo Dias, para discutir com a Secretaria de Produção e Agroenergia a possibilidade da realização de Prop, o que foi descartado.
Em reunião com o ministro, o grupo apresentou a proposta de compra de três milhões de sacas por parte de governo federal. Também que os R$ 390 milhões que seriam utilizados para realização do Pepro, sejam aplicados na compra de mais cerca de quatro milhões de sacas de café e outros recursos do Funcafé ou aporte do Ministério da Agricultura sejam aplicados na retirada de café do mercado.
O ministro Antônio Andrade garantiu que vai trabalhar por essa proposta junto ao Ministério da Fazenda e com a presidência da República. Ele disse que esta seria a semana decisiva para o café e que na semana que vem já deve haver uma resposta aos produtores.
Participaram da reunião o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro; o diretor do departamento de Café do Mapa, Jânio Zeferino; o secretário de Produção e Agroenergia, João Alberto Paixão Lages, o vice-presidente da Cooparaiso, José Rogério Lara; o superintendente da Cooparaiso, Francisco Ourique; o presidente da Minasul, Oswaldo Henrique Paiva Ribeiro; o presidente da Cocapec, João Alves; o diretor presidente do Sicoob Credicocapec Maurício Miarelli; o presidente da Federação do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis e o superintendente de mercado interno da Cooxupé, Lúcio de Araújo Dias.
O que são Pep, Pepro e Prop
O Pep é o Prêmio de Escoamento da Produção; o Pepro é o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor e o Prop é o contrato Privado de Opção de Venda. São operações de escoamento (subvenção), utilizadas pelo governo federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o objetivo de aplicar uma política que garanta um preço mínimo para produtos agrícolas, no caso o café.
Segundo a Conab, “são três formas de subvenção econômica para escoamento de produto do local de produção para o de consumo, que são lançadas quando o preço de mercado está abaixo do mínimo”.
No passado, a subvenção econômica era feita acima do preço mínimo.
Fonte: Coffee Break
◄ Leia outras notícias