Café

Rehagro produz trilha de conhecimento para o Florada Educa, iniciativa do Projeto Florada do Grupo 3corações, voltado para mulheres cafeicultoras

O envolvimento de mulheres cafeicultoras para a produção de cafés de qualidade, movimento que alcança produtoras de várias regiões do Brasil, ganha um novo impulso.


Publicado em: 20/11/2023 às 07:00hs

Rehagro produz trilha de conhecimento para o Florada Educa, iniciativa do Projeto Florada do Grupo 3corações, voltado para mulheres cafeicultoras

O Florada Educa, plataforma de capacitação do Projeto Florada, do Grupo 3corações, voltado para mulheres cafeicultoras, será renovado com uma trilha de conhecimento inédita, produzida sob medida pelo Rehagro, empresa referência em educação para o agronegócio.  

Serão cerca de 100 videoaulas de sete a 10 minutos de duração, envolvendo temas como Gestão de Pessoas, Gestão Econômica e Financeira, Manejo da Cultura, Pós-Colheita e Sucessão Familiar. Com acesso livre, os conteúdos serão divulgados pelo canal do projeto Florada Educa no Youtube (Projeto Florada - YouTube).  

A novidade foi anunciada na última sexta (10), durante a Semana Internacional do Café (SIC), o maior encontro da cafeicultura do Brasil, realizado no Expominas em Belo Horizonte (MG), evento em que a 3corações também premiou as cafeicultoras que se destacaram no Concurso Florada Premiada, que é o maior concurso de qualidade de cafés do mundo voltado para mulheres.  

A parceria entre o Rehagro e o Florada Educa tem a coordenação de Sílvio Leite, um dos profissionais com maior experiência em cafés especiais do mundo. “Com o crescimento do Projeto Florada e com o objetivo de capacitar ainda mais as cafeicultoras, a 3corações nos procurou como parceiros por nossa experiência e compromisso com a educação para o agro”, diz Larissa Cocato, coordenadora da área de ensino de Café no Rehagro.  

Com mais de 20 anos de experiência, o Rehagro já treinou mais de 35 mil pessoas em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação nas áreas de café, grãos, leite, corte e gestão, além de oferecer cursos corporativos feitos sob demanda. Os cursos são ofertados nas modalidades presencial, on-line e híbrida. Na cafeicultura, também prestam consultoria para fazendas de café que hoje somam mais de 12 mil hectares de área plantada no Brasil. 

A parceria entre o Rehagro e a 3 corações começou em abril de 2023. “Nesses mais de seis meses, desenvolvemos o percurso formativo e os conteúdos, gravamos e editamos as aulas”, explica Cocato. Segundo ela, o Rehagro reuniu conhecimentos e informações que irão contribuir para sanar principais dores e necessidades das cafeicultoras.  

Por que as mulheres cafeicultoras?

“Cafés especiais exigem um olhar mais crítico para detalhes como rastreabilidade, origem, notas de avaliação e outros, e a atenção, paciência e resiliência para trabalhar assim é uma característica normalmente associada a mulheres”, avalia a produtora Ana Maria Pereira Ribeiro, que cultiva cafés especiais em Inhapim (MG), abrangendo as espécies Arábica e Canéfora.  

Filha e neta de cafeicultores, ela conta que quando apresentou a ideia de mudar o foco produtivo da propriedade do volume para qualidade enfrentou resistência na família. Mas em pouco tempo a escolha provou-se certa e as primeiras safras já trouxeram maior lucratividade. “Mas a diferença se deu no reconhecimento: deu muito orgulho para meus pais quando a qualidade de nossa produção foi reconhecida pelo mercado”, diz ela. “Meu pai deu até entrevista”, lembra Ana Maria. 

Fonte: Rehagro

◄ Leia outras notícias