Café

Rabobank Prevê Excedente Global de Café, Mas Expectativas de Preços Permanecem Elevadas

Atrasos nos embarques e novas regras de anti-desmatamento podem manter os preços do café altos até o final de 2024


Publicado em: 19/09/2024 às 13:40hs

Rabobank Prevê Excedente Global de Café, Mas Expectativas de Preços Permanecem Elevadas

De acordo com o relatório mais recente do Rabobank, o mercado global de café deverá transitar de uma situação de equilíbrio para um pequeno superávit na temporada 2024/25, com um excedente projetado de 1,3 milhão de sacas. No entanto, uma série de desafios, como atrasos nos embarques, escassez de contêineres e a implementação iminente das regras de antidesmatamento da União Europeia, devem manter os preços elevados até o final deste ano.

Na segunda-feira, os preços do café robusta atingiram o maior valor em quase cinco anos, enquanto o café arábica alcançou seu pico em 13 anos, impulsionado pela deterioração das previsões meteorológicas no Brasil, o principal produtor de arábica.

O Rabobank informou que a produção global de café deve alcançar 174 milhões de sacas na próxima temporada, o que resultará em um excedente moderado. Apesar dessa oferta adicional, o relatório sugere que os preços não devem cair este ano.

A nota do banco destaca uma perspectiva neutra para a maior parte de 2024, citando o impacto das novas regulamentações de desmatamento da União Europeia (EUDR), o congestionamento dos portos, a falta de contêineres e a crise no Mar Vermelho como fatores que podem influenciar a dinâmica dos preços.

A legislação da UE, que deve ser implementada no final de 2024, visa restringir a importação de commodities associadas ao desmatamento. Segundo o Rabobank, a UE pode estar antecipando a absorção de um volume extra de café para cumprir o prazo da nova regulamentação, o que pode pressionar ainda mais os preços.

O banco também expressou preocupação com a próxima safra brasileira, alertando que a produção está "por um fio" devido às chuvas abaixo da média desde abril. As árvores de café precisam de chuvas consistentes para garantir uma boa colheita, e a atual condição climática pode impactar negativamente a oferta.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias