Café

Produtores são premiados durante encerramento do 14° Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas

Produtores dos municípios de Eugenópolis, Pedra Dourada e Espera Feliz foram os vencedores do Concurso


Publicado em: 28/10/2015 às 14:15hs

Produtores são premiados durante encerramento do 14° Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas

Foram anunciados nessa quinta-feira, 22, em Muriaé, na Zona da Mata, os vencedores do 14º Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas. Os primeiros são: José Amario de Oliveira, de Carangola (categoria Terras altas), Juvenal de Almeida Rodrigues, de Pedra Dourada (categoria Terras Baixas) e José Alexandre Abreu Lacerda, de Espera Feliz (categoria Cereja Descascado). O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – (Emater-MG), Amarildo Kalil, participou do evento.

O Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas é promovido pela Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e conta com o apoio de prefeituras municipais, sindicatos, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e demais parceiros.

Ao todo, 536 amostras de 16 municípios participaram das análises. Foram premiados seis produtores na categoria Natural Terras Altas (cafés produzidos acima de 900 metros de altitude), seis na categoria Natural Terras Baixas (produzidos abaixo dos 900 metros de altitude), e três produtores na categoria Cereja Descascado.

Segundo o Gerente Regional da Emater-MG de Muriaé, Paulo Alexandre de Carvalho, o objetivo do Concurso é identificar, promover e premiar agricultores que produzem cafés de qualidade diferenciada. “É notável a melhoria da qualidade dos cafés a cada edição do concurso. Também é importante incentivar a constante melhoria do produto e consequente agregação de valor. Buscamos promover o uso de tecnologias e produtos que promovam a sustentabilidade da cafeicultura”, destaca.

De acordo com o coordenador Técnico Regional da Emater-MG, Ricardo Tadeu Galvão Pereira, as amostras foram coletadas exclusivamente pelos técnicos dos municípios participantes e preparadas para avaliação. “As amostras passaram por provas eliminatórias. Primeiro com analise de umidade e peneira. Depois a avaliação de xícara, para verificar as qualidades da bebida pronta, com classificação quanto ao sabor e aroma. As provas são realizadas por quatro provadores reconhecidos de cooperativas e associações da região”, explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Emater-MG

◄ Leia outras notícias
/* */ --