Publicado em: 09/12/2025 às 11:05hs
A defasagem na infraestrutura dos portos brasileiros continua prejudicando exportadores de café. Segundo levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em outubro de 2025, atrasos e rolagem de cargas impediram o embarque de 2.065 contêineres — equivalentes a 681.590 sacas de 60 kg — resultando em prejuízo de R$ 8,719 milhões para empresas associadas à entidade, com custos extras de armazenagem, pré-stacking e detentions.
O não embarque deste volume também representou uma perda de US$ 278,08 milhões (aproximadamente R$ 1,497 bilhão) em receita cambial, considerando o preço médio Free on Board (FOB) de US$ 407,99 por saca e a cotação média do dólar de R$ 5,3849.
O Porto de Santos, principal ponto de escoamento do café brasileiro, concentrou 73% de atrasos em outubro, envolvendo 1.656 contêineres e 148 de 203 navios programados. O tempo máximo de espera registrado no mês foi de 61 dias.
Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, destaca que embora haja projetos de investimento em andamento — como o aprofundamento do calado para 16 metros, a terceira via de descida da Rodovia Anchieta e a segunda alça de acesso ao embarcadouro — “os impactos só serão sentidos daqui a pelo menos cinco anos”.
De acordo com o Boletim DTZ, elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé:
Sobre os procedimentos de gate aberto:
O cenário evidencia que, apesar dos anúncios de investimentos estratégicos, os gargalos logísticos nos portos brasileiros continuam a gerar prejuízos significativos para o setor cafeeiro. Especialistas alertam que a resolução dos problemas exigirá planejamento de longo prazo e maior agilidade nas obras de infraestrutura.
Fonte: Portal do Agronegócio
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