Publicado em: 19/08/2025 às 11:00hs
Os preços do café robusta permaneceram em torno de US$ 4 mil por tonelada na manhã desta terça-feira (19), segundo dados dos contratos futuros mais próximos. A volatilidade no mercado é impulsionada principalmente por problemas de oferta nos dois maiores produtores mundiais: Vietnã e Brasil, mantendo investidores e traders em alerta.
De acordo com o portal Bloomberg, o Vietnã atravessa sua entressafra, período de colheita menor, reduzindo a disponibilidade de grãos no mercado. Já no Brasil, muitos produtores optam por reter a produção, priorizando o cumprimento de contratos futuros.
“A alta de 15% registrada na semana do dia 11 de agosto foi a maior desde 2008, refletindo diretamente a limitação de oferta e a estratégia dos produtores em segurar o café”, destacou a publicação.
As preocupações climáticas também contribuem para os ganhos do café arábica em Nova York. Segundo a Climatempo, regiões produtoras de Minas Gerais não registraram chuvas durante toda a semana encerrada em 16 de agosto, elevando a incerteza sobre a produção da safra 2025.
O Boletim do Escritório Carvalhaes ressalta que fatores estruturais como:
…devem continuar provocando fortes oscilações nos contratos futuros, mantendo o mercado em alerta.
A perspectiva do mercado indica que a combinação entre oferta restrita, clima desfavorável e baixa nos estoques globais continuará gerando volatilidade nos preços do café nos próximos meses.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias