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Plataforma de Rastreabilidade fortalece sustentabilidade dos cafés do Brasil ao mercado global

De olho nas novas regulações mercadológicas, Cecafé e Serasa Experian desenvolvem ferramenta que comprova que os exportadores comercializam cafés com origem monitorada e que respeitam rígidos critérios socioambientais


Publicado em: 07/12/2023 às 09:00hs

Plataforma de Rastreabilidade fortalece sustentabilidade dos cafés do Brasil ao mercado global

Exemplo de monitoramento ambiental da Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil. 

Assegurar que os exportadores comercializem produtos com origem monitorada e que respeitem aos mais rígidos critérios socioambientais do comércio global. Esse é o objetivo da Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil, que o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) contratou junto à Serasa Experian e que acaba de ficar à disposição dos embarcadores de café associados que tenham interesse.

Nesse primeiro estágio, a Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil conta com a participação de mais de 40 associados do Cecafé, entre empresas nacionais e internacionais, que responderam, em 2022, por aproximadamente 90% dos embarques para a União Europeia e 41% das exportações totais de café realizadas pelo país.

Para o diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, em tempos nos quais os produtos ecológica e socialmente corretos são muito mais demandados pelo comércio global, com a negociação e a implantação de novas regulações, como o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, em inglês), possuir sistemas que comprovem a completa sustentabilidade dos cafés do Brasil é de fundamental importância para o país se manter como o principal player do mercado.

"Nesta era de busca por produtos que respeitem aos critérios ESG, o Cecafé e seus associados estão engajados e alinhados às discussões socioambientais globais, promovendo, ativamente, debates e ações a respeito das preocupações regulatórias apresentadas pelos principais compradores do café brasileiro, como a Europa, que absorve praticamente a metade de nossos embarques cafeeiros", revela.

A Plataforma de Rastreabilidade Cafés do Brasil compilará informações de inúmeras bases de dados públicas e oficiais, as quais avaliam e monitoram questões socioambientais. Um dos pilares da ferramenta, que trabalha com dados georreferenciados e obtidos por satélite, é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma obrigação legal a todos os produtores de café, estabelecida pelo Código Florestal Brasileiro.

De acordo com o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, “utilizando dados de geolocalização dos cafeicultores, reforçamos nosso objetivo de democratizar informação e proporcionar um cenário de maior transparência ao setor, impulsionando a reputação do café brasileiro, principalmente, para os exportadores da cultura. Hoje, a plataforma personalizada e entregue ao Cecafé, com base em nossas soluções de sensoriamento remoto, coleta e cruza dados relevantes sobre critérios ESG, que permitem análises dinâmicas e assertivas em diversos aspectos, como níveis de conservação florestal, cultivo agrícola e alertas de desmatamento nas regiões produtoras, garantindo a rastreabilidade do produto ao longo de toda a cadeia produtiva”.

Para gerenciar riscos de maneira eficaz, a plataforma permite o monitoramento diário da conformidade socioambiental das áreas de produção, oferecendo, aos exportadores que aderirem à ferramenta, atualizações em tempo real e, consequentemente, a emissão de alarmes em resposta a alterações nas responsabilidades socioambientais.

O head de agronegócio da Serasa Experian explica que, além de tudo, a plataforma é auditável, possibilitando aos usuários a personalização dos protocolos conforme suas necessidades para atender aos rigorosos requisitos das leis e padrões de conformidade de empresas globais que compram o café brasileiro. “A possibilidade de personalização da plataforma que disponibilizamos, tanto para o Cecafé, quanto para os usuários da ferramenta, é fundamental pois viabiliza alinhamento com as diferentes diretrizes de conformidade social e ambiental definidas por empresas, governos e outras partes interessadas”, completa o executivo.

O diretor-geral do Cecafé complementa que a plataforma também abre portas para a criação de um protocolo de sustentabilidade aos cafés do Brasil, o que, para ele, é crucial ao setor exportador, uma vez que a agenda de inovação e transformação digital é inseparável das estratégias para melhorar a competitividade e o reconhecimento dos progressos alcançados em sustentabilidade nas últimas décadas.

"A plataforma de rastreabilidade, desenvolvida pela Serasa Experian para o Cecafé, abre caminho para que o setor adote conceitos e ferramentas inovadoras, reduzindo, em última análise, custos operacionais, agilizando a checagem de conformidade socioambiental e simplificando a verificação e a demonstração de conformidade com as regulamentações do setor. Isso gera confiança, transparência e credibilidade nas parcerias comerciais dos cafés do Brasil com o mundo inteiro", avalia Matos.

O Cecafé, que representa a cafeicultura brasileira nos principais fóruns globais do setor, contatou a Serasa Experian para o desenvolvimento da plataforma por ter a percepção de que os cafés do Brasil precisam não apenas ser sustentáveis – como são –, mas demonstrar essa sustentabilidade ao mercado internacional.

Há propostas de União Europeia e Reino Unido de due diligence obrigatória das empresas para mensurar e mitigar riscos de desmatamento em suas cadeias de suprimentos, assim como legislação semelhante já foi aprovada na Alemanha em 2021, com aplicação neste ano e maior rigor a partir de 2024, e também existem debates sobre novas regras nesse sentido em Estados Unidos e Suíça.

"A aplicação de tecnologias de ponta, como a plataforma de rastreabilidade Cecafé-Serasa Experian, é vital para se obter maior reconhecimento dos esforços, progressos e resultados socioambientais tangíveis alcançados pelo setor cafeeiro nacional e se alinha com as tendências que moldam as novas regras do comércio mundial. Os cafés do Brasil estão prontos para liderar esse processo de sustentabilidade global e permanecer como o principal parceiro cafeeiro do mundo", analisa o diretor do Cecafé.

AJUDANDO A CONSTRUIR A BOA IMAGEM DE PAÍS

A recém-divulgada pesquisa “Percepção do Agro Brasileiro na Europa”, realizada pela OnStrategy – coordenação da Biomarketing, com patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) – na Alemanha, França, Reino Unido e República Tcheca, identificou as percepções de 590 mil cidadãos, jornalistas e distribuidores sobre o tema.

Entre os entrevistados, o café brasileiro foi o produto do agro que obteve o maior destaque na percepção europeia, com índice geral acima de 70 pontos sobre reputação positiva. No total, 57% dos europeus informaram desconhecer o agronegócio brasileiro e apenas 11,2% o conhecem bem, o que demonstra a necessidade de o país ter mais clareza sobre sustentabilidade, melhorando a imagem ambiental e social.

“Possibilitar a criação dessa pesquisa foi muito importante para nós da Serasa Experian, pois ela trouxe mais entendimento sobre o cenário, tornando possível identificar os principais déficits e pontos de melhoria que precisam ser desenvolvidos e aplicados, principalmente no que diz respeito à comunicação com o exterior”, comenta Marcelo Pimenta. “O café já foi identificado como a cultura com os melhores dados de percepção, ainda assim continuaremos gerando informações, tanto ao setor como sobre ele, para reforçar essa reputação nacional e internacionalmente”, finaliza.

“A plataforma de rastreabilidade será mais uma importante ferramenta para fortalecer a marca ‘Cafés do Brasil’, ampliando a visibilidade positiva do segmento, o que contribuirá, por conseguinte, para o agro brasileiro ser mais conhecido e reconhecido pela Europa e, assim, melhorar o diálogo com o consumidor e a cooperação com agentes públicos e privados desse continente”, conclui Matos.

Nesse primeiro momento, de adaptação e implementação da plataforma, vêm sendo realizadas discussões tecnológicas, envolvendo meios de acesso e utilização de dados da cadeia produtiva do café, além de reuniões destinadas a capacitar as equipes dos exportadores de café que aderiram à ferramenta.

Fonte: CECAFÉ

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