Publicado em: 21/05/2015 às 15:10hs
O cenário é de aperto na oferta de café arábica no Brasil na safra 2015/2016, cuja colheita está em fase inicial, segundo o analista Jefferson Carvalho, do Departamento de Pesquisas e Análise Setorial do Rabobank. Carvalho fez a afirmação durante o 6º Fórum Coffee & Dinner, realizado nesta terça-feira (19/5) em São Paulo.
Conforme o analista, qualquer simulação que se faça mostra um cenário de aperto na oferta de arábica no Brasil. O analista citou a projeção de uma safra brasileira de 38 milhões de sacas de arábica em 2015/2016, considerando a mais elevada das estimativas disponíveis no mercado, para uma exportação média de 29,2 milhões de sacas e consumo interno de 9,5 milhões de sacas. Com base nesses números, o País terminará a safra 2015/2016 com apenas um leve excedente de 700 mil sacas.
O analista levantou também a hipótese de o Brasil produzir apenas 30 milhões de sacas de arábica, considerando-se a mais baixa das previsões para a safra de arábica do País em 2015/2016. Nesse cenário, haverá um déficit de 8,7 milhões de sacas para a temporada seguinte.
De acordo com Carvalho, o clima tem sido protagonista nos últimos anos e as condições das lavouras variam muito de região para região. Para 2016/2017, Carvalho disse que "qualquer previsão é chute, mas pode vir uma grande safra e é importante o produtor se proteger, fazendo 'travas' de preço, garantindo sua margem".
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
◄ Leia outras notícias