Publicado em: 02/05/2016 às 14:15hs
Estimativas apontam que cerca de 12 mil profissionais do setor cafeeiro de 75 países participaram do evento, que contou nessa edição com mais de 400 expositores.
Uma das inciativas brasileiras que chamaram atenção foi promovida pela NUCOFFEE, Plataforma da Syngenta que tem como objetivo a ampliação da conexão entre o mercado internacional e as regiões produtoras de cafés diferenciados. A cada ano, busca-se inovar nas ações e atividades propostas, ampliando oportunidades reais para a apresentação e divulgação do potencial brasileiro para cafés de alta qualidade.
Para os representantes do setor produtivo, conhecer o contexto e as estratégicas do mercado global, serve como incentivo para produzir cafés rastreáveis e com foco na qualidade sensorial. Para se investir nesse segmento, torna-se importante a abertura de mercados que valorizam essa diferenciação. A participação na feira também é uma oportunidade para que o segmento industrial conheça ainda mais o potencial do café brasileiro, seus modelos de produção cada vez mais sustentáveis e a identificação de características singulares de sabor e aroma.
Fazendo a ponte entre produção e consumo, o programa NUCOFFEE inovou nesta edição, oportunizando a participação de 16 representantes de importantes cooperativas brasileiras na maior feira mundial de café no mundo. Juntas, essas cooperativas representam aproximadamente 7,5 milhões de sacas de café. Dentre as atividades, o grupo participou de visitas comentadas em estandes de diferentes origens de café arábica, onde foi apresentado o posicionamento dos países no mercado internacional, assim como seus distintos perfis de bebidas.
Em outra atividade, foi realizada uma visita técnica a uma torrefação local, parceira há mais de quatro anos da NUCOFFEE, onde foi apresentado o seu modelo de negócio. Essa ação contribuiu para que as lideranças das cooperativas tenham informações estratégicas adicionais para repensarem o posicionamento em relação ao mercado de cafés diferenciados.
Ainda na programação, que teve agenda cuidadosamente estruturada, o grupo brasileiro teve a oportunidade de se reunir com o Presidente da SCAA, Ric Rhinehart, que além de ter uma influência marcante no mercado de cafés especiais, tem uma vasta experiência como executivo de empresas pioneiras na cadeia de cafés diferenciados. Na oportunidade, Sr. Rhinehart discorreu sobre a forma em que diferentes origens de café do mundo evoluíram para garantir mais sustentabilidade nas suas produções, ajustando-se para atingir uma maior rentabilidade no sistema agroindustrial do café.
Sobre o Brasil, o presidente sugeriu três pontos chave relacionados ao mercado: focar no desenvolvimento dos cafés de qualidade superior para o mercado interno; manutenção da liderança na exportação de cafés comerciais; ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cafés especiais focado no mercado internacional.
Alinhado a esse último ponto, o estande da NUCOFFEE contou nessa edição com uma sala de “cupping” (degustação), onde sete cooperativas de quatro regiões distintas tiveram a oportunidade de apresentar os cafés produzidos em suas regiões, atraindo a atenção de comerciantes e torrefadores presentes no evento para perfis sensoriais diferenciados.
Ciente da importância de se alinhar produção e consumo, a Rede Social do Café acompanhou a visita técnica do grupo brasileiro em Atlanta, registrando parte das experiências vivenciadas. A intenção foi compartilhar com os membros da Rede um novo olhar sobre a Feira Anual da SCAA, afinal, a participação em eventos dessa ordem, reforça a imagem de que somos a Nação do Café. Devemos nos orgulhar disso.
Fonte: Rede Social do Café
◄ Leia outras notícias