Café

illycaffè anuncia finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025 com três produtores brasileiros

Prêmio Ernesto Illy celebra excelência e sustentabilidade no café


Publicado em: 13/10/2025 às 08:30hs

illycaffè anuncia finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025 com três produtores brasileiros

A illycaffè divulgou os 27 finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025, evento que chega à sua décima edição e homenageia o legado de Ernesto Illy, filho do fundador da empresa. A premiação reconhece produtores que combinam alta qualidade do café com práticas sustentáveis e regenerativas, reforçando o compromisso da marca com qualidade sustentável.

Nesta edição, três cafeicultores brasileiros estão entre os finalistas, competindo com produtores de oito outros países: Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Cerimônia em Roma e critérios de seleção

O anúncio dos vencedores será feito em 6 de novembro, em Roma, na sede da FAO. Os produtores concorrerão ao título de Best of the Best e ao prêmio Coffee Lovers’ Choice, que será definido por votação dos consumidores após degustações às cegas.

Os finalistas foram escolhidos com base em:

  • Qualidade da safra 2024/2025
  • Práticas de sustentabilidade
  • Parâmetros técnicos de avaliação nos laboratórios da illycaffè

Segundo Andrea Illy, presidente da empresa, o prêmio reflete a importância de alinhar qualidade e sustentabilidade:

“A agricultura regenerativa aumenta a resiliência das culturas, melhora as colheitas e reduz impactos ambientais. Com este prêmio, agradecemos aos produtores que fornecem à illy o melhor café do mundo, temporada após temporada.”

Produtores brasileiros entre os finalistas

Os três produtores brasileiros finalistas são:

  • Fazenda Nova Esperança – Leda Terezinha Castellani Pereira Lima
  • Fazenda Sequoia – Fazenda Sequoia Minas
  • Fazenda Serra de São Bento – Dimas Mendes Bastos
Finalistas internacionais

Os demais finalistas vêm de países como Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda, totalizando 27 produtores que se destacaram pelo cuidado na produção e pelo respeito à sustentabilidade.

Os cafés serão avaliados por um júri internacional multidisciplinar, formado por chefs, jornalistas, provadores e especialistas do setor, que definirão o Best of the Best.

Prêmio Coffee Lovers’ Choice e participação dos consumidores

Além da avaliação técnica, os consumidores terão a oportunidade de votar em seus cafés favoritos por meio de degustações às cegas organizadas antes da cerimônia. O café mais votado receberá o prêmio Coffee Lovers’ Choice, incentivando a participação do público na escolha dos destaques do ano.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias