Publicado em: 06/02/2014 às 16:50hs
Pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, comprovaram que o café possui, além da cafeína, vitaminas e nutrientes básicos como potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio e diversos outros minerais, além de compostos antioxidantes, entre eles os ácidos clorogênicos.
Estudos do professor doutor Darcy Roberto Lima, divulgados no site da Associação Brasileira da Indústria de Café - Abic, entidade parceira do Consórcio, apontam a cafeína, como importante agente modulador do rendimento físico em vários tipos de atividades esportivas e potencializador da performance durante os exercícios.
Em atletas que tomam café diariamente durante os treinos, na dose mínima de 4 xícaras, a cafeína atua como estimulante do sistema nervoso e, por retardar a sensação de fadiga, propicia o fortalecimento dos músculos. Ajuda, ainda, na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular. O resultado é mais rendimento físico e queima de gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias