Café

Floração anima cafeicultores para a próxima safra no PR

Os tradicionais produtores de café do município de Jesuítas (PR) tiveram bons motivos para comemorar na última terça-feira (16/09)


Publicado em: 22/09/2014 às 12:40hs

Floração anima cafeicultores para a próxima safra no PR

Os tradicionais produtores de café do município de Jesuítas (PR) tiveram bons motivos para comemorar na última terça-feira (16/09). O dia para eles amanheceu florido, com as flores dos cafezais. As lavouras de café mudaram a paisagem das propriedades de produtores que ainda continuam na atividade.

Expectativa - A floração anima os agricultores que vivem a expectativa de uma grande safra no próximo ano. A atividade requer uma grande demanda de mão de obra que aliada às condições climáticas são os maiores desafios de quem trabalha com a cultura, mas mesmo assim, alguns ainda cultivam a tradição de lidar com o cultivo, mesmo porque é uma boa opção para diversificação da pequena propriedade.

Erradicação - Diante da geada registrada em 2013, muitos produtores erradicaram a plantação. Dos 2.200 hectares cultivados sobraram 660 ha, o que resultou em uma redução de 70% dos cafezais. De acordo com o gerente da unidade de Jesuítas, Dirceu Claudino da Silva, nesta safra foram colhidas duas mil sacas beneficiadas do produto, diante das boas condições das lavouras atualmente a previsão é que no próximo ano sejam colhidas seis mil sacas de café beneficiado. “Para que a previsão possa se manter é necessário que o produtor continue atento ao manejo ideal procurando as recomendações do Departamento Técnico da Cooperativa e da Emater, que também é uma grande parceira dos produtores”, destaca a o gerente.

Atuação - Tradicional produtor de café, o cooperado José Dirceu Medeiros, que sempre atuou na atividade cafeeira, veio para da região norte do Paraná para Jesuítas no ano de 1981 dar sequência na atividade e atualmente diante dos desafios enfrentados pela atividade ao longo destes anos cultiva 20 mil pés do cereal.

Outras atividades- Além do café ele atua em outras atividades, mas em sua concepção se não fosse a escassa mão de obra o café ainda seria o carro chefe das atividades agrícola na região, mesmo assim ainda mantém a tradição cultivando uma pequena área da propriedade. “A florada dos cafezais nos últimos dias nos motiva e deia a expectativa de uma grande safra no ano que vem”, anima o cafeicultor.

 

Fonte: Imprensa Copacol

◄ Leia outras notícias