Publicado em: 28/05/2014 às 15:00hs
O evento, que será realizado no dia 3 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas (MG), deve reunir cerca de 500 participantes, entre pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores para discussão de assuntos como tendências da colheita mecanizada e inovações tecnológicas em mecanização da lavoura. Nesta 5ª edição, serão discutidos os efeitos da seca sobre a produtividade e colheita do café, nutrição do solo visando à cafeicultura de precisão e gestão dos custos da mecanização da lavoura cafeeira.
Segundo o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Fábio Moreira, coordenador do Simpósio, também serão apresentados assuntos como sistema de pulverização eletrostática do cafeeiro, implantação de lavoura mecanizada e uso mais eficiente das máquinas. “Entre 50% e 60% das lavouras cafeeiras do Sul de Minas, por exemplo, são mecanizadas, portanto, o debate não é mais colheita mecanizada versus colheita manual, e sim buscar maior eficiência na colheita, reduzir custos e gerir o processo”, explica.
O pesquisador da EPAMIG e também coordenador do Simpósio, Gladyston Carvalho, irá palestrar, às 13h30, sobre “Tecnologias para o manejo sustentável da lavoura cafeeira”. O pesquisador apresentará novas variedades de café com tecnologia da EPAMIG sob os aspectos de produtividade, mecanização e qualidade. “Vamos falar também sobre as tendências no plantio de café para lavouras mecanizadas, tipos de poda adequados, época do corte e manejo do solo”, disse.
Inscrições antecipadas: até o dia 1º de junho pelo site www.expocafe.com.br
Programação completa em anexo e no link: http://expocafe.com.br/5o-simposio-de-mecanizacao-da-lavoura-cafeeira/
Fonte: EPAMIG
◄ Leia outras notícias